Busca avançada
Ano de início
Entree

Comércio, bens de prestígio e insígnias de poder: as agências centro-ocidentais africanas nos relatos de viagem de Henrique de Carvalho em sua expedição a Lunda (1884-1888)

Processo: 13/17609-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2013
Vigência (Término): 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História Moderna e Contemporânea
Pesquisador responsável:Maria Cristina Cortez Wissenbach
Beneficiário:Márcia Cristina Pacito Fonseca Almeida
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/20223-7 - A expedição de Henrique de Carvalho à Lunda (1884-1888): pesquisa documental e levantamento bibliográfico em arquivos portugueses, BE.EP.MS
Assunto(s):História da África   Literatura de viagens
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Henrique de Carvalho | História da África | Relatos de viagem | História da África

Resumo

Ao longo da segunda metade do século XIX, a região da África Centro-Ocidental foi palco do processo de intensificação de expedições europeias que conjugavam interesses econômicos, militares e científicos rumo ao interior do continente. Por meio das obras Descripção da Viagem à Mussumba do Muatiânvua (1890-1894) e Ethnographia e História Tradicional dos Povos da Lunda (1890), produzidas pelo explorador português Henrique Augusto Dias de Carvalho (1843-1909) durante sua viagem à região da Lunda, nordeste da atual Angola, entre 1884 e 1888, e do catálogo Collecção Henrique de Carvalho (Expedição à Lunda), editado pela Sociedade Geográfica de Lisboa em 1896, buscamos analisar como as exigências e predileções centro-africanas por determinados objetos, bens de consumo e produtos moldaram as relações comerciais travadas nesse período. Dentro de uma perspectiva mais ampla de reconhecimento das agências históricas africanas e pela ótica da história social, pretendemos investigar os fenômenos de incorporação e ressignificação de objetos - particularmente, bens de prestígio e insígnias de poder - enquanto expressões de identidades, códigos sociais e hierarquias políticas no âmbito dessas sociedades e de suas relações com os europeus.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALMEIDA, Márcia Cristina Pacito Fonseca. Comércio, bens de prestígio e insígnias de poder: as agências centro-ocidentais africanas nos relatos de viagem de Henrique de Carvalho em sua expedição à Lunda (1884-1888). 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.