Bolsa 13/21099-5 - Educação, Economia da educação - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Aspirações educacionais: aspectos não cognitivos do desempenho escolar dos alunos da rede pública de são paulo

Processo: 13/21099-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2013
Data de Término da vigência: 30 de julho de 2015
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia
Pesquisador responsável:Marcos de Almeida Rangel
Beneficiário:Ana Paula Melo da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/08834-0 - Habilidades não cognitivas e resultados educacionais: um estudo baseado no sistema educacional público de São Paulo, BE.EP.MS
Assunto(s):Educação   Economia da educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação | Economia da Educação

Resumo

Este trabalho busca trazer novas evidências sobre a influência de elementos não cognitivos (motivação, aspirações, perseverança) no desempenho acadêmico de alunos. Para tanto, busca-se a construção de um índice de "Aspirações, Expectativas e Atitudes" do alunado paulista através da correlação de variáveis usualmente não observadas. Serão usadas informações de uma base de dados inédita (C-IDEAS/LEIA-ME/BID de Caracterização Multidimensional do Alunado Paulista), originada de um questionário aplicado aos alunos da rede pública de ensino de São Paulo. Os resultados desse estudo trarão luz ao debate da educação e de políticas públicas em um contexto de mudança no panorama educacional brasileiro, tornando possível a elaboração de intervenções mais focadas e mais eficientes.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Ana Paula Melo da. Gênero, habilidades e resultados educacionais. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.