Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da estimulação aversiva sobre a catalepsia causada pela administração intraperitoneal de haloperidol

Processo: 13/19280-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Amanda Ribeiro de Oliveira
Beneficiário:Nayara Cobra Barreiro Barroca
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Haloperidol

Resumo

A influência modulatória do haloperidol sobre a via dopaminérgica nigroestriatal induz catalepsia, um estado comportamental em que o indivíduo não consegue corrigir posturas impostas externamente, sendo esta frequentemente utilizada em modelos animais dos comprometimentos motores observados na doença de Parkinson. Um dos sintomas da doença de Parkinson é a bradicinesia, que se mostra dependente do estado emocional dos pacientes, sugerindo que pacientes com doença de Parkinson têm o sistema motor intacto, mas encontram dificuldade em acessá-lo sem um estímulo externo como, por exemplo, pacientes imóveis que são capazes de fazer movimentos rápidos após um grito de "fogo!". Estudo recente sugere que a interferência em substratos neurais do colículo inferior (CI) - que é uma estrutura envolvida primariamente no processamento da informação auditiva, mas também com ligações às estruturas do sistema motor e que, além disso, compõe o sistema cerebral aversivo - pode influenciar a catalepsia induzida por haloperidol. Assim, considerando que o CI tem conexões motoras que estão relacionadas ao controle da catalepsia, bem como conexões com o sistema aversivo, deseja-se avaliar se o caráter emocional aversivo exerce alguma influência sobre o estado cataléptico causado pela administração intraperitoneal de haloperidol. Para tanto, serão realizados testes de catalepsia associados a diferentes tipos de estimulação aversiva, sendo elas a exposição dos animais a um campo aberto, a choques nas patas e, por fim, a um estresse psicológico a partir do teste de medo condicionado ao contexto.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARROCA, NAYARA C. B.; GUARDA, MARIANA D.; DA SILVA, NAIARA T.; COLOMBO, ANA C.; REIMER, ADRIANO E.; BRANDAO, MARCUS L.; DE OLIVEIRA, AMANDA R. Influence of aversive stimulation on haloperidol-induced catalepsy in rats. Behavioural Pharmacology, v. 30, n. 2-3, SI, p. 229-238, APR 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.