Busca avançada
Ano de início
Entree

Controle cortical do acoplamento entre postura e marcha na Doença de Parkinson

Processo: 13/15256-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2013
Vigência (Término): 31 de outubro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Radiologia Médica
Pesquisador responsável:Edson Amaro Junior
Beneficiário:Andréa Cristina de Lima Pardini
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Controle postural   Doença de Parkinson   Marcha   Neurologia

Resumo

Distúrbios dos ajustes posturais antecipatórios (APAs) durante a iniciação do passo na marcha estão entre os sintomas mais incapacitantes observados na Doença de Parkinson (DP). Apesar de haver evidências suficientes que contribuem para o entendimento da disfunção dos núcleos da base decorrentes da depleção de dopamina, as alterações dos APAs e seus substratos em redes neurais são pouco entendidas em pacientes com DP. Evidências de estudos comportamentais sugerem que áreas corticas estão envolvidas no controle da postura e da marcha; no entanto, faltam estudos que investiguem a conectividade em tarefas de ressonância magnética funcional especificamente durante a execução (e não a imaginação) de movimento em membros inferiores. O presente estudo objetiva investigar as regiões cerebrais do sistema motor envolvidas em anormalidades da resposta postural em pacientes com DP. Os pontos principais de destaque envolvem utilizar um paradigma de ressonância magnética funcional semelhante à condição de iniciação do passo durante a marcha e análise de conectividade cerebral para entendimento das alterações neurais em DP. Esta combinação permitirá a obtenção de informações essenciais para o entendimento da fisiopatologia da marcha e é um passo importante para novas propostas de tratamento das disfunções do acoplamento entre postura (APAs) e movimento (passo) presentes na marcha de pacientes com DP.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE LIMA-PARDINI, ANDREA CRISTINA; ZIMEO MORAIS, GUILHERME A.; BALARDIN, JOANA BISOL; COELHO, DANIEL BOARI; AZZI, NAMETALA MAIA; TEIXEIRA, LUIS AUGUSTO; SATO, JOAO RICARDO. Measuring cortical motor hemodynamics during assisted stepping - An fNIRS feasibility study of using a walker. GAIT & POSTURE, v. 56, p. 112-118, JUL 2017. Citações Web of Science: 1.
DE LIMA-PARDINI, ANDREA CRISTINA; DE AZEVEDO NETO, RAYMUNDO MACHADO; COELHO, DANIEL BOARI; BOFFINO, CATARINA COSTA; SHERGILL, SUKHWINDER S.; SOUZA, CAROLINA DE OLIVEIRA; BRANT, RACHAEL; BARBOSA, EGBERTO REIS; CARDOSO, ELLISON FERNANDO; TEIXEIRA, LUIS AUGUSTO; COHEN, RAJAL G.; HORAK, FAY BAHLING; AMARO, JR., EDSON. An fMRI-compatible force measurement system for the evaluation of the neural correlates of step initiation. SCIENTIFIC REPORTS, v. 7, FEB 23 2017. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.