Busca avançada
Ano de início
Entree

A constituição da profissionalidade docente em comunidades investigativas

Processo: 13/12927-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2013
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Dario Fiorentini
Beneficiário:Vanessa Moreira Crecci
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/14486-5 - Investigações narrativas de desenvolvimento profissional de professores de matemática, BE.EP.DD
Assunto(s):Desenvolvimento profissional   Professores   Ensino de matemática

Resumo

Esta pesquisa tem o objetivo de analisar e compreender empírica e conceitualmente o desenvolvimento profissional e a constituição da profissionalidade docente de professores que ensinam Matemática e participam de comunidades investigativas. Após o mapeamento de grupos de estudos, que congregam professores e acadêmicos interessados em investigar os modos de ensinar e aprender matemática na escola, que podem ser configuradas como comunidades investigativas, o trabalho de campo foi realizado em três fases. Na primeira fase, os dados foram coletados através de um questionário com perguntas abertas. Na segunda fase, foram selecionados quatro professores, dentre os vinte e oito que responderam ao questionário, para realização de entrevistas semiestruturadas. E, na terceira fase, a pesquisadora participou e acompanhou alguns encontros de grupos de estudos dos professores entrevistados. A análise dos dados está sendo desenvolvida de três maneiras. Inicialmente, através das respostas dos professores ao questionário, foram identificadas diferentes práticas de desenvolvimento profissional em comunidades investigativas. Em seguida, estão sendo realizadas análises narrativas do desenvolvimento profissional de quatro professores, tendo como material de interpretação e análise entrevistas semiestruturadas, produções escritas dos professores e interações da pesquisadora com esses sujeitos. E, tomando por base a literatura, as análises narrativas, os indícios de aprendizagem e os sentidos atribuídos pelos professores em relação a sua participação em grupos de estudo, pretende-se analisar e discutir, empírica e conceitualmente, o desenvolvimento profissional e a profissionalidade docente. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CRECCI, Vanessa Moreira. Desenvolvimento profissional de educadores matemáticos participantes de uma comunidade fronteiriça entre escola e universidade. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.