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Mário de Andrade e a síncopa do Brasil

Processo: 13/08369-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2013
Vigência (Término): 30 de novembro de 2016
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Flávia Camargo Toni
Beneficiário:Enrique Valarelli Menezes
Instituição-sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Música brasileira   Mário de Andrade

Resumo

Este projeto pretende analisar os estudos de Mário de Andrade sobre a sincopa no Brasil. Dentro da imensa pesquisa estética realizada pelo autor, a síncopa ocupa um lugar central como um evento complexo e psicofisiológico. Esse sutil movimento rítmico, contém também uma estrutura mínima do projeto estético-político de Mário de Andrade: elaborar uma visão integral do Brasil e de seu povo. O autor não chega a sistematizar sua concepção sobre síncopa, e mesmo seu "Dicionário musical brasileiro" permanece sem a redação do verbete 'síncopa' até o fim de sua vida. Nesse projeto pretendemos estudar o manuscrito sobre "síncopa" - pesquisa pessoal de Mário de Andrade para o referido dicionário, disponível no Arquivo Mário de Andrade do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB/USP) para analisarmos: 1.) as bases bibliográficas e possíveis desenvolvimentos de sua concepção; 2.) Suas ligações com a prosódia, a dança e com os processos psicofisiológicos; 3.) Sua relação com o processo sócio-histórico brasileiro.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MENEZES, Enrique Valarelli. Mário de Andrade e a síncopa do Brasil. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes São Paulo.

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