Busca avançada
Ano de início
Entree

A Semiótica da Cultura nas abordagens socioculturais da organização do Conhecimento:uma análise teórico-conceitual

Processo: 13/18219-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2013
Vigência (Término): 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação - Biblioteconomia
Pesquisador responsável:Carlos Cândido de Almeida
Beneficiário:Mona Cleide Quirino da Silva Farias
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Organização do conhecimento   Linguagem

Resumo

Consideramos a Semiótica da Cultura como um campo de estudo das linguagens, mais precisamente das linguagens da cultura. A Semiótica da Cultura trata dos sistemas de signos da cultura e em torno disso reconhece que a cultura é elemento gerador de diversos textos, o que nos leva a pensar que o contexto se apresenta como determinante para compreender o desenvolvimento dos signos da cultura assim como os processos de organização e representação do conhecimento no âmbito da cultura. A linguagem também é um elemento que impulsiona as discussões na Semiótica da Cultura. É por meio desta que buscamos uma reflexão em torno da diversidade linguística existente em diversos contextos da cultura. A questão que nos leva a tal análise é de saber quais contribuições a Semiótica da Cultura pode oferecer a abordagem sociocultual do campo da Organização do Conhecimento com o propósito de destacar que as linguagens são conduzidas por elementos simbólicos e por isso requer atenção para que seja possível compreender os sistemas de organização do conhecimento. Para tanto, objetivamos uma análise sobre as relações conceituais entre a Semiótica da Cultura e a Organização do Conhecimento, mais precisamente as abordagens socioculturais discutidas por teóricos como Begthol, García Gutiérres, Olson, Hjorland, Guimarães e Fernández-Molina, Campbell etc. Recorremos a um estudo teórico de cunho bibliográfico. Consideramos como corpus da pesquisa todos os materiais que apresentem relação com a temática da pesquisa, desde livros, dissertações, teses, anais de eventos e artigos de periódicos. Esperamos com esta pesquisa apresentar alguns contributos teóricos da Semiótica da Cultura para o campo da Organização do Conhecimento aprofundando a discussão sobre a diversidade linguística para a área da Ciência da Informação.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FARIAS, Mona Cleide Quirino da Silva. A semiótica da cultura nas abordagens socioculturais da organização do conhecimento : uma análise teórico-conceitual. 2014. 184 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.