Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilização do padrão de uso de conchas por ermitões Pagurus criniticornis como indicador da dinâmica populacional do gastrópode Olivella minuta na Baía do Araçá, Estado de São Paulo

Processo: 13/14889-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2013
Vigência (Término): 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Biológica
Pesquisador responsável:Alexander Turra
Beneficiário:Lol Iana Dahlet
Instituição-sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/50317-5 - Biodiversidade e funcionamento de um ecossistema costeiro subtropical: subsídios para gestão integrada, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Gastropoda

Resumo

O padrão de uso de conchas por ermitões será utilizado para discutir um fenômeno de queda abrupta na abundância populacional observada na população do gastrópode Olivella minuta na região entremarés da Baía do Araçá, Litoral Norte do estado de São Paulo. Este fenômeno ocorre anualmente entre os meses de Fevereiro e Março, sendo que duas hipóteses podem ser levantadas para explicá-lo: a migração massiva dos organismos para o infralitoral ou a ocorrência de mortalidade em massa no entremarés. Nesta perspectiva, este estudo pretende utilizar a relação entre o ermitão Pagurus criniticornis e o gastrópode Olivella minuta como evidência sobre esta problemática, uma vez que conchas de gastrópodes representam um fator limitante para populações de ermitões. Assim, se um aporte de novas conchas ligado à morte do gastrópode favorece a renovação deste recurso para ermitões, potencializando seu crescimento, proteção e reprodução, esperar-se-ia que a qualidade das conchas dos ermitões melhorasse após este período crítico para os gastrópodes, pois eles trocariam suas conchas velhas pelas novas. Para tanto, serão realizadas coletas de ermitões de forma a cobrir momentos antes e depois do mês de fevereiro, nas quais a condição das conchas de O. minuta utilizadas pelos ermitões será avaliada, considerando grau, posição e tipo de alteração nas conchas como esbranquiçamento do perióstraco, incrustações, danos e desgaste. Assim, uma melhora nos parâmetros das conchas será considerada como argumento a favor da hipótese que a redução abrupta na densidade deste gastrópode está associada à eventos de mortalidade em massa e não à migração destes para o infralitoral.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DAHLET, LOL IANA; CHECON, HELIO HERMINIO; YOKOYAMA, LEONARDO Q.; TURRA, ALEXANDER. Patterns of shell utilization by hermit crabs as a proxy of gastropod population dynamics. MARINE BIOLOGY RESEARCH, v. 15, n. 7, p. 424-433, AUG 9 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.