Busca avançada
Ano de início
Entree

NADPH oxidase no modelo de Doença de Alzheimer por injeção intracerebroventricular de estreptozotocina

Processo: 13/16364-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2013
Vigência (Término): 31 de outubro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Luiz Roberto Giorgetti de Britto
Beneficiário:Barbara dos Anjos Rosário
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:12/50329-6 - Neurociência translacional da doença de Alzheimer: estudos pré-clínicos e clínicos do peptídeo b-amiloide e outros biomarcadores, AP.TEM
Assunto(s):Doença de Alzheimer   NADPH oxidase   Estreptozotocina   Neurofisiologia

Resumo

A Doença de Alzheimer (DA) se caracteriza por perda progressiva de memória, função cognitiva desordenada, declínio da função da linguagem e alterações comportamentais, incluindo paranoia, delírios e perda da adequação social. A degeneração neuronal no sistema nervoso de pacientes com DA tem sido associada a danos oxidativos por diversos tipos de biomoléculas. Alguns trabalhos sugerem o envolvimento da NADPH oxidase na fisiopatologia de doenças neurodegenerativas, tais como a DA. Entretanto, os mecanismos envolvidos na ativação, expressão e regulação deste complexo enzimático naquelas doenças ainda não foram esclarecidos. Portanto, o presente projeto tem como objetivos investigar, por meio da utilização de animais nocautes para a subunidade catalítica gp91phox (KOgp91phox), o envolvimento da NADPH oxidase na Doença de Alzheimer por meio de avaliações comportamentais e avaliação da expressão e distribuição da subunidade da NADPH oxidase, p47phox, no hipocampo de camundongos selvagens após a indução da DA, assim como sua expressão em neurônios, astrócitos e microglia. A DA será induzida por meio de injeção intracerebroventricular de estreptozotocina. Os testes comportamentais serão realizados em labirinto aquático de Morris e a técnica de imunofluorescência será usada para avaliar a expressão e distribuição de p47phox no hipocampo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAVELLI, KATHERINE GARCIA; ROSARIO, BARBARA DOS ANJOS; VASCONCELOS, ANDREA RODRIGUES; SCAVONE, CRISTOFORO; CAMARINI, ROSANA; HERNANDES, MARINA S.; BRITTO, LUIZ ROBERTO. NADPH OXIDASE CONTRIBUTES TO STREPTOZOTOCIN-INDUCED NEURODEGENERATION. Neuroscience, v. 358, p. 227-237, SEP 1 2017. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.