Bolsa 13/17579-1 - Material didático, Trabalho docente - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

AS ORIENTAÇÕES DOS MATERIAIS DIDÁTICOS E AS IMPLICAÇÕES PARA O TRABALHO DOCENTE: como o professor é visto nas coleções do início do Ensino Fundamental

Processo: 13/17579-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Ana Lúcia Horta Nogueira
Beneficiário:Maísa Alves Silva
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Material didático   Trabalho docente
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:instrumentos mediadores prescritivos | materiais didáticos | Trabalho do Professor | Trabalho docente e uso de materiais didáticos

Resumo

Tendo em vista a problemática do trabalho do professor, o presente projeto busca compreender a complexidade de tal trabalho, levando em consideração o papel das prescrições através da análise de materiais didáticos, a serem selecionados a partir do Guia de Livros Didáticos - PNLD 2013. Serão utilizados referenciais teóricos que tratem da questão do trabalho docente (Bronckart, 2004; Machado, 2004, Souza-e-Silva, 2004), bem como referenciais da Teoria Histórico-Cultural que auxiliem na discussão dos materiais didáticos enquanto instrumentos mediadores prescritivos do trabalho em sala de aula. Será utilizado o Livro do Professor de algumas coleções, buscando entender qual o olhar lançado sobre o docente por tal instrumento, e como esse olhar pode influenciar seu trabalho. Acredita-se também que a pesquisa auxiliará na elaboração de critérios para a análise de materiais didáticos, uma vez que a produção científica que tem como foco central tal análise pouco tem trazido à tona discussões das possíveis implicações dos instrumentos mediadores prescritivos (no caso os materiais didáticos) no trabalho do professor.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Maísa Alves. \'Pela mediação da aprendizagem em sala de aula\': as orientações aos professores nos livros didáticos do 1º ano de Ensino Fundamental. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.