Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência dos resíduos culturais no consumo hídrico, crescimento e produtividade da cana-de-açúcar irrigada

Processo: 13/16511-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2013
Vigência (Término): 30 de junho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Agrometeorologia
Pesquisador responsável:Fabio Ricardo Marin
Beneficiário:Leandro Garcia da Costa
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/19410-7 - Efeito do manejo de resíduos no crescimento, produtividade e consumo hídrico em sistemas produtivos no Brasil e Austrália, BE.EP.DR
Assunto(s):Evapotranspiração   Modelagem   Palhada

Resumo

A cultura da cana-de-açúcar possibilitou ao Brasil figurar no cenário mundial como modelo de geração e utilização de energia renovável. Na última década, a crescente demanda por açúcar e etanol viabilizou a expansão da cultura principalmente nas regiões oeste do Estado de São Paulo e Centro-Oeste do Brasil, onde a irrigação é fundamental para o estabelecimento e manutenção da cultura. No entanto, a agricultura irrigada é cada vez mais pressionada pela limitação dos recursos hídricos e a demanda crescente pelo uso dos mananciais. Assim, o aprimoramento do manejo da irrigação para as culturas extensivas é uma necessidade premente, sendo o manejo da palhada uma questão importante para o setor sucroenergético, por modificar a microbiologia do solo, ciclo do carbono, do nitrogênio e da água nos canaviais. Este projeto buscará determinar o efeito da palhada na evapotranspiração de um canavial irrigado, utilizando-se diferentes métodos para o cômputo da água consumida pelo canavial, em diferentes partes do sistema agrícolas: no solo, nas folhas, no caule e no canavial área como um todo. Os dados de campo serão utilizados para checagem, aferição e (eventualmente) proposição de melhoria dos algoritmos envolvidos na simulação dos processos relacionados, ao crescimento, desenvolvimento e uso da água pela cultura da cana-de-açúcar no modelo APSIM-Sugarcane.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PINTO NASSIF, DANIEL SILVEIRA; DA COSTA, LEANDRO GARCIA; VIANNA, MURILO DOS SANTOS; CARVALHO, KASSIO DOS SANTOS; MARIN, FABIO RICARDO. The role of decoupling factor on sugarcane crop water use under tropical conditions. EXPERIMENTAL AGRICULTURE, v. 55, n. 6, p. 913-923, DEC 2019. Citações Web of Science: 0.
MARIN, FABIO R.; ANGELOCCI, LUIZ R.; NASSIF, DANIEL S. P.; COSTA, LEANDRO G.; VIANNA, MURILO S.; CARVALHO, KASSIO S. Crop coefficient changes with reference evapotranspiration for highly canopy-atmosphere coupled crops. Agricultural Water Management, v. 163, p. 139-145, JAN 1 2016. Citações Web of Science: 7.
MARIN, FABIO R.; THORBURN, PETER J.; NASSIF, DANIEL S. P.; COSTA, LEANDRO G. Sugarcane model intercomparison: Structural differences and uncertainties under current and potential future climates. ENVIRONMENTAL MODELLING & SOFTWARE, v. 72, p. 372-386, OCT 2015. Citações Web of Science: 22.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COSTA, Leandro Garcia da. Crescimento, desenvolvimento e consumo hídrico de cana-de-açúcar sob dois sistemas de manejo da palha. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.