Busca avançada
Ano de início
Entree

Epigenética da reprogramação em células germinativas embrionárias caninas

Processo: 13/10542-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2013
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia
Pesquisador responsável:Daniele dos Santos Martins
Beneficiário:Aline Fernanda de Souza
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga, SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/26761-0 - Reprogramação de células germinativas embrionárias humanas, BE.EP.DR
Assunto(s):Epigênese genética   Células-tronco   Células germinativas   Cães

Resumo

A reprogramação epigenética é fundamental para a regulação do genoma durante o desenvolvimento das células germinativas, responsáveis por originar a linhagem gametogênica nos mamíferos. A desmetilação em células germinativas primordiais é um evento único essencial para apagar a memória epigenética e também prevenir transmissões de epimutações para a próxima geração. Há poucas informações sobre quão conservados são estes eventos em mamíferos, principalmente em canídeos. O cão doméstico (Canis lupus familiaris) apresenta-se como um modelo ideal para o estudo do desenvolvimento em mamíferos por possuir inúmeras similaridades com a bioquímica e fisiologia humanos. Portanto objetiva-se nesta proposta estudar a dinâmica epigenética nas células germinativas embrionárias desde seu desenvolvimento inicial até a migração e formação da crista genital através de padrões de metilação de DNA e acetilação de histonas. Para tal, em uma primeira etapa será realizada a derivação de possíveis células germinativas embrionárias caninas nos períodos de 20, 23, 26 e 29 dias de gestação. O cultivo in vitro destas células será acompanhado, sendo realizadas caracterizações morfológicas, imunofenotípicas, marcações específicas de células germinativas e de viabilidade celular. Sendo constatada a janela temporal na qual as possíveis células germinativas serão derivadas e cultivadas com sucesso, análises epigenéticas de metilação de DNA e acetilação de histonas serão conduzidas para a caracterização da reprogramação epigenética tempo-dependente na espécie canina. Espera-se que ao final deste estudo os mecanismos que compreendem a reprogramação das células germinativas caninas sejam melhor elucidados, levando a uma maior compreensão sobre possíveis biotécnicas a serem utilizadas na espécie canina. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Estudos apoiados pela FAPESP ganham Prêmio Capes de Tese 2018  

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA, ALINE F.; GODOY PIERI, NAIRA C.; ROBALLO, KELLY C. S.; BRESSAN, FABIANA F.; CASALS, JULIANA B.; AMBROSIO, CARLOS E.; PERECIN, FELIPE; MARTINS, DANIELE S. Dynamics of male canine germ cell development. PLoS One, v. 13, n. 2 FEB 28 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.