Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de novos supercondutores de NiTe2 intercalados com cobre e titânio

Processo: 13/15238-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2013
Vigência (Término): 31 de outubro de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Antonio Jefferson da Silva Machado
Beneficiário:Frederico Benedetto Santos
Instituição-sede: Escola de Engenharia de Lorena (EEL). Universidade de São Paulo (USP). Lorena , SP, Brasil
Assunto(s):Anisotropia   Materiais supercondutores

Resumo

O composto NiTe2 é um material que cristaliza numa estrutura protótipo do tipo CdI2 com simetria hexagonal em camadas. As camadas de átomos de Ni são intercaladas por camadas do calcogênio Te, obedecendo a seqüência Ni-Te-Te-Ni. Entre as camadas de Te existe uma interação ditada por uma ligação de van der Waals. Os resultados mostram que o composto NiTe2 apresenta três anomalias no comportamento da resistividade com a temperatura, onde uma transição metal-isolante nas proximidades de 25 K é a anomalia mais significativa. Neste contexto, uma intercalação de outra camada de átomos é possível entre o "gap" de van der Waals entre os átomos de Te. Assim, os resultados preliminares apresentados aqui, mostram que a intercalação de cobre muda completamente às propriedades eletrônicas do material matriz e a intercalação de Ti pode induzir supercondutividade com temperatura crítica nas proximidades de 4,2 K. Neste aspecto este é um novo composto promissor para estudar a competitividade entre instabilidades tais como CDW e SDW com supercondutividade

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MACHADO, A. J. S.; SANTOS, F. B.; DE LIMA, B. S.; RENOSTO, S. T.; CORREA, L. E.; CIGARROA, O. V.; DA LUZ, M. S.; FISK, Z. Superconductivity in the ternary ZrVGe compound. Physics Letters A, v. 379, n. 14-15, p. 1057-1061, JUN 12 2015. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.