Busca avançada
Ano de início
Entree

Implicações das interações animal-fluido para o comportamento alimentar de Lychnorhiza lucerna

Processo: 13/19478-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2014
Vigência (Término): 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia
Pesquisador responsável:André Carrara Morandini
Beneficiário:Renato Mitsuo Nagata
Supervisor no Exterior: John H. Costello
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Marine Biological Laboratory (MBL), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:11/00436-8 - Bases morfo-funcionais da alimentação e o papel trófico de Lychnorhiza lucerna (Scyphozoa, Rhizostomeae), BP.DR
Assunto(s):Propulsão   Cifozoários   Biomecânica

Resumo

Natação e alimentação são funções acopladas em medusas de Scyphozoa. As contrações da umbrela, que proporcionam a locomoção, também produzem fluxos para as estruturas alimentares nos braços orais e tentáculos. Padrões de natação variam entre os grupos de Scyphozoa. Medusas de Rhizostomeae são componentes conspícuos em áreas tropicais e subtropicais, com padrões de natação distintos. Elas são nadadoras robustas, com alta frequências natatórias e fortes fluxos marginais. Além da grande modificação morfológica de suas estruturas alimentares, características da natação também podem influenciar o papel ecológico desses animais, afetando as taxas alimentares, a captura e a seletividade de presas. Este projeto BEPE solicita um estágio de treinamento de 3 meses no Marine Biological Laboratory, Woods Hole, EUA. O objetivo é focar no aprendizado de técnicas videográficas e métodos de análise aplicados a estudos de interações animal-fluido. Vídeos de alta frequencia (250-1000 quadros por segundo) da medusa de Rhizostomeae Lychnorhiza lucerna, espécie alvo de meu projeto de doutorado, foram gravados durante a visita do Dr. John Costello aos laboratórios do CEBIMar-USP. Esses vídeos serão analisados para descrever: i- Cinemática da natação; ii- interação dos vórtices natatórios com os braços orais; e iii- eventos de captura de presas. A técnica da velocimetria por imagens digitais de partículas (DPIV) será aplicada para a quantificação das velocidades dos fluxos de água ao redor do animal. Esses resultados serão comparados com dados de campo sobre a dieta e seletividade de presas (já levantados em meu doutorado). Dessa forma, o conhecimento sobre as bases mecânicas dos modos de alimentação das medusas de Rhizostomeae serão ampliados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NAGATA, RENATO M.; MORANDINI, ANDRE C.; COLIN, SEAN P.; MIGOTTO, ALVARO E.; COSTELLO, JOHN H. Transitions in morphologies, fluid regimes, and feeding mechanisms during development of the medusa Lychnorhiza lucerna. Marine Ecology Progress Series, v. 557, p. 145-159, SEP 28 2016. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.