Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do estoque de carbono do solo em resposta à mudança de manejo do cultivo da cana de açúcar

Processo: 13/24506-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2014
Vigência (Término): 31 de outubro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Carlos Clemente Cerri
Beneficiário:Caio Fernandes Zani
Supervisor no Exterior: Niall McNamara
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Local de pesquisa : Centre for Ecology & Hydrology, Lancaster (CEH), Inglaterra  
Vinculado à bolsa:13/12600-2 - Avaliação do estoque de carbono do solo devido à mudança de manejo do cultivo da cana de açúcar, BP.MS
Assunto(s):Desenvolvimento sustentável   Etanol   Bolsa de mercadorias   Modelos matemáticos

Resumo

Commodities brasileiras, como o etanol, cada vez mais estão à procura de uma produção sustentável para atender às exigências do mercado internacional. Um importante parâmetro para atingir a sustentabilidade de um produto é o cálculo da pegada de carbono. Desta forma, estudos em relação às variações nos estoques de carbono do solo na produção do etanol são essenciais. Estudos que visam à mudança de uso da terra já estão sendo desenvolvidos, entretanto informações em relação aos parâmetros vinculados às mudanças de manejo na produção da cana de açúcar ainda são ausentes. O objetivo desta pesquisa é avaliar os estoques de carbono do solo devido à mudança de manejo na produção da cana de açúcar. Uma parte desse estudo será analisar os dados obtidos por meio de análises estatísticas e modelagem matemática. Para isso, será essencial a parametrização do modelo em relação aos dados obtidos na pesquisa, e desta forma, analisar qual o modelo de matéria orgânica específico poderá realizar a simulação das mudanças de manejo encontradas. A partir da definição do modelo, o mesmo será utilizado para desenvolver cenários atuais e futuro em relação às principais mudanças de manejo da cana de açúcar. Esta informação pode ser usada como base de decisão para políticas públicas que negociam o uso do solo e o aquecimento global. A informação cientifica obtida nesta pesquisa poderá ser incluída no cálculo da pegada de carbono do etanol e o seu uso como um biocombustível. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZANI, CAIO F.; BARNEZE, ARLETE S.; ROBERTSON, ANDY D.; KEITH, AIDAN M.; CERRI, CARLOS E. P.; MCNAMARA, NIALL P.; CERRI, CARLOS C. Vinasse application and cessation of burning in sugarcane management can have positive impact on soil carbon stocks. PeerJ, v. 6, AUG 7 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.