Busca avançada
Ano de início
Entree
Conteúdo relacionado

Extração por solvente sinérgica de cobre níquel e zinco

Processo: 13/22614-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2014
Vigência (Término): 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia Extrativa
Pesquisador responsável:Denise Crocce Romano Espinosa
Beneficiário:Monica Maria Jimenez Correa
Supervisor no Exterior: David Bruce Dreisinger
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of British Columbia (UBC), Canadá  
Vinculado à bolsa:12/20350-3 - Separação e purificação de metais presentes em placas de circuito impresso de computadores descartados utilizando-se extração por solventes, BP.MS
Assunto(s):Hidrometalurgia   Separação de resíduos sólidos   Níquel   Zinco   Cobre

Resumo

A reciclagem e valorização de resíduos sólidos é um dos tópicos de maior interesse e discussão atualmente no mundo, em vista das questões ambientais, deve-se optar pela recuperação dos materiais que se encontram em resíduos e não apenas por encaminhar estes resíduos para aterros, sendo que, grande parte de esta sucata esta composta por metais preciosos. Dentre dos resíduos sólidos com maior potencial para recuperação de diversos metais se encontram os resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos (REEE), sendo este, um dos fluxos de resíduos que mais cresce no mundo. O objetivo deste trabalho é a separação de metais como cobre, níquel e zinco encontrados em placas de circuito impresso (PCI) de computadores descartados, através de extração por solvente sinérgica. Neste trabalho serão avaliados diferentes parâmetros para separar os metais de interesse. No processo de extração por solvente sinérgica, inicialmente será escolhido o sistema que apresente os melhores resultados para atingir nosso objetivo, avaliando a influência do pH. Após escolhido o sistema sinérgico serão avaliados parâmetros como: a relação aquosa/orgânica, a concentração do extratante e a temperatura. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JIMENEZ CORREA, MONICA MARIA; CIANGA SILVAS, FLAVIA PAULUCCI; ALIPRANDINI, PAULA; DE MORAES, VIVIANE TAVARES; DREISINGER, DAVID; ROMANO ESPINOSA, DENISE CROCCE. SEPARATION OF COPPER FROM A LEACHING SOLUTION OF PRINTED CIRCUIT BOARDS BY USING SOLVENT EXTRACTION WITH D2EHPA. Brazilian Journal of Chemical Engineering, v. 35, n. 3, p. 919-929, JUL-SEP 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.