Busca avançada
Ano de início
Entree

Quelato Fe-peptídeos de soro de leite: preparo, caracterização e avaliação do efeito pró-oxidante do ferro e de sua biodisponibilidade por modelo de cultura de células Caco-2

Processo: 13/10356-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2014
Vigência (Término): 20 de março de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos
Pesquisador responsável:Flavia Maria Netto
Beneficiário:Maria Elisa Caetano Silva Abreu
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/02254-5 - Complexos Fe-peptídeos de soro de leite: avaliação da biodisponibilidade do ferro por modelo de cultura de células Caco-2, BE.EP.DR
Assunto(s):Células CACO-2   Suplementação alimentar   Quelato

Resumo

A fortificação de alimentos com ferro para o combate da anemia tem sido um desafio, pois, na forma de sal, como é comumente empregado, o mineral apresenta baixa biodisponibilidade, além de poder acarretar alterações sensoriais e catalisar oxidação lipídica. Em trabalho anterior, verificamos que peptídeos de soro de leite apresentam alta afinidade de ligação ao ferro. O quelato Fe-peptídeo formado apresentou estabilidade sob condições gástricas, sugerindo que a quelação possa promover uma redução dos efeitos adversos provocados pelo ferro livre. A presente proposta, como continuação do projeto de mestrado desenvolvido com bolsa da FAPESP (processo nº 2011/04948-3), tem por objetivos obter e avaliar a estrutura do quelato Fe-peptídeos do soro de leite com diferentes sais de ferro (FeSO4 e FeCl2) e estudar o possível efeito protetor exercido pela quelação sobre o mineral. Essa hipótese será testada pela avaliação da estabilidade oxidativa de emulsões contendo ferro e da biodisponibilidade do mineral em modelo de cultura de células Caco-2, em sua forma livre e quelada. Isolado proteico de soro de leite (IPS) será hidrolisado com a enzima pancreatina e ultrafiltrado em membrana de corte molecular de 5 kDa. A reação de quelação será realizada com frações do hidrolisado e FeSO4 ou FeCl2, em diferentes pHs (5,0 a 7,5) e avaliadas quanto à capacidade quelante de ferro. Essas frações serão caracterizadas por perfil eletroforético, perfil de hidrofilicidade e perfil de exclusão molecular, e a estrutura dos quelatos será avaliada por espectro UV-visível, espectroscopia infravermelho com Transformada de Fourier (FTIR) e espectro de fluorescência. A biodisponibilidade do ferro nos quelatos Fe-peptídeos de soro de leite, bisglicinato ferroso e sais de ferro será avaliada por modelo de cultivo de células Caco-2, utilizando a formação de ferritina como marcador da absorção de ferro. Emulsões contendo ferro nas diferentes formas estudadas serão avaliadas quanto ao índice de peróxido e medição de substâncias reativas ao ácido tiobarbitúrico (TBARS), a fim de se avaliar o efeito pró-oxidante do ferro em sua forma livre e quelada. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAETANO-SILVA, MARIA ELISA; CILLA, ANTONIO; BERTOLDO-PACHECO, MARIA TERESA; NETTO, FLAVIA MARIA; ALEGRIA, AMPARO. Evaluation of in vitro iron bioavailability in free form and as whey peptide-iron complexes. Journal of Food Composition and Analysis, v. 68, n. SI, p. 95-100, MAY 2018. Citações Web of Science: 2.
CAETANO-SILVA, MARIA ELISA; BARROS MARIUTTI, LILIAN REGINA; BRAGAGNOLO, NEURA; BERTOLDO-PACHECO, MARIA TERESA; NETTO, FLAVIA MARIA. Whey Peptide-Iron Complexes Increase the Oxidative Stability of Oil-in-Water Emulsions in Comparison to Iron Salts. Journal of Agricultural and Food Chemistry, v. 66, n. 8, p. 1981-1989, FEB 28 2018. Citações Web of Science: 1.
CAETANO-SILVA, MARIA ELISA; ALVES, RENATA CAROLINA; LUCENA, GUILHERME NUNES; GALVAO FREM, REGINA CELIA; BERTOLDO-PACHECO, MARIA TERESA; LIMA-PALLONE, JULIANA AZEVEDO; NETTO, FLAVIA MARIA. Synthesis of whey peptide-iron complexes: Influence of using different iron precursor compounds. Food Research International, v. 101, p. 73-81, NOV 2017. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.