Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do treinamento aeróbio nos níveis do fator de crescimento semelhante à insulina - 1 e funções cognitivas na Doença de Alzheimer

Processo: 13/19729-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Ruth Ferreira Santos-Galduroz
Beneficiário:Angelica Miki Stein
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Doença de Alzheimer   Exercício físico   Educação física adaptada   Treinamento aeróbio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Doença de Alzheimer | educação física adaptada | exercício físico | fator de crescimento semelhante a insulina-1 | funções cognitivas | treinamento aeróbio | Exercício físico e saúde mental

Resumo

Para auxiliar o tratamento da doença de Alzheimer (DA), existem alternativas não farmacológicas, como o exercício físico. Possíveis efeitos do exercício físico em algumas vias bioquímicas, como o fator de crescimento semelhante à insulina (IGF-1), têm sido associados a melhoras cerebrais, relacionadas à neurogênese e depuração da proteína beta-amilóide. Portanto, estudos que investiguem as vias responsivas aos efeitos do exercício sobre a doença são necessários para elucidar os caminhos bioquímicos capazes de modular a fisiopatologia da DA. Assim, o objetivo do presente estudo consiste em analisar e relacionar as funções cognitivas e níveis plasmáticos de IGF-1 após 12 semanas de um programa de treinamento aeróbio em esteira ergométrica em idosos com DA. Para tanto, o estudo será dividido em duas etapas: a) delineamento transversal - participarão 80 idosos, sendo 40 idosos hígidos e 40, com DA; b) delineamento longitudinal - os idosos com DA serão convidados a participar de um protocolo de intervenção, divididos em grupo controle (GC - n=15) e grupo treinamento (GT - n=15). Os idosos serão submetidos a uma bateria de avaliações cognitivas, sanguíneas e a um teste incremental em esteira ergométrica. O programa de intervenção constituirá de um treinamento aeróbio realizado em esteira ergométrica, com frequência de 3 vezes semanais, em sessões de 25 a 40 minutos, por um período de 12 semanas. O treinamento será adaptado à aptidão física, bem como às condições clínicas dos idosos com DA. Para análise dos dados, será verificada a distribuição dos dados por meio do teste de Shapiro Wilk. Em caso de distribuição normal será utilizado o teste t de Student e ANOVA Two-Way e, em caso de distribuição não normal, serão utilizados o teste de U Mann Whitney e Wilcoxon. Será admitido um nível de significância de 5% para todas as análises. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MIKI STEIN, ANGELICA; MUNIVE, VICTOR; FERNANDEZ, ANA M.; NUNEZ, ANGEL; TORRES ALEMAN, IGNACIO. Acute exercise does not modify brain activity and memory performance in APP/PS1 mice. PLoS One, v. 12, n. 5, . (13/19729-0)
ANGELICA MIKI STEIN; THAYS MARTINS VITAL SILVA; FLÁVIA GOMES DE MELO COELHO; FRANCIEL JOSÉ ARANTES; JOSÉ LUIZ RIANI COSTA; ELIZABETH TEODORO; RUTH FERREIRA SANTOS-GALDURÓZ. EXERCÍCIO FÍSICO, IGF-1 E COGNIÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE ESTUDOS EXPERIMENTAiS EM IDOSOS. Dement. Neuropsychol., v. 12, n. 2, p. 114-122, . (13/19729-0)
STEIN, ANGELICA MIKI; VITAL DA SILVA, THAYS MARTINS; DE MELO COELHO, FLAVIA GOMES; RUEDA, ANDRE VELOSO; CAMARINI, ROSANA; SANTOS GALDUROZ, RUTH FERREIRA. Acute exercise increases circulating IGF-1 in Alzheimer's disease patients, but not in older adults without dementia. Behavioural Brain Research, v. 396, . (13/19729-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.