Busca avançada
Ano de início
Entree

Híbridos aminofuncionalizados baseados em argilas fibrosas aplicados à adsorção de corantes de uso industrial

Processo: 13/09149-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2014
Vigência (Término): 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Emerson Henrique de Faria
Beneficiário:Maisa Aparecida Moreira
Instituição-sede: Pró-Reitoria Adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação. Universidade de Franca (UNIFRAN). Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Caulim   Argilas   Corantes   Adsorção (química)   Química ambiental

Resumo

Nas últimas décadas, os problemas ambientais têm se tornado cada vez mais alvo de críticas e discussões com uma maior frequência, principalmente devido ao grande crescimento populacional e ao aumento da atividade industrial. Ressalta-se em conseqüência desse aumento de atividades, a contaminação de águas naturais tem sido um dos grandes problemas da sociedade pois acarretam não só danos ambientais como representam um problema de saúde em potencial. Dentre os diversos setores industriais, o setor têxtil destaca-se neste quesito, uma vez que seus processos industriais geram grande volume de efluentes. Os quais se não forem devidamente tratados podem causar sérios danos ambientais. Neste sentido, as propriedades multifuncionais dos materiais obtidos pelos processos de funcionalização de argilominerais têm despertado o interesse das diversas áreas. A inserção de substâncias orgânicas nos espaços interlamelares ou na superfície de argilas naturais leva a obtenção de materiais híbridos com propriedades específicas que têm despertado o interesse para possíveis aplicações industriais. Diversos estudos já demonstram que as argilas funcionalizadas apresentam grande capacidade adsortiva; e também apontam que os materiais híbridos baseados em argilas são eficientes para a detecção de uma série de contaminantes. Por outro lado, o caráter multifuncional destes materiais tem sido pouco explorado na literatura. Portanto, o presente trabalho, objetiva a obtenção de materiais híbridos, baseados em caulinita, paligorsquita e sepiolita funcionalizadas com os organosilanos (APTES, TMPED e TMPDT) para o estudo da capacidade adsortiva de corantes (azul de metileno, amarelo metanil, verde luz, orange II, rodamina e fluoresceína); avaliando desta forma seu caráter multifuncional. Os materiais serão caracterizados do ponto de vista estrutural e morfológico por difração de raios X, espectroscopia de absorção na região do infravermelho, análise elementar, análises térmicas, análises de área superficial, microscopias eletrônicas de varredura e transmissão, espectroscopia de absorção na região do ultravioleta e visível. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOREIRA, MAISA A.; CIUFFI, KATIA J.; RIVES, VICENTE; VICENTE, MIGUEL A.; TRUJILLANO, RAQUEL; GIL, ANTONIO; KORILI, SOPHIA A.; DE FARIA, EMERSON H. Effect of chemical modification of palygorskite and sepiolite by 3-aminopropyltriethoxisilane on adsorption of cationic and anionic dyes. APPLIED CLAY SCIENCE, v. 135, p. 394-404, JAN 2017. Citações Web of Science: 42.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.