Busca avançada
Ano de início
Entree

Insuficiência hepática aguda e transplante hepático: análise dò perfil dós pacientes e dós fatores prognósticos N‚O Instituto da Criança dò Hospital das Clínicas da Faculdade dè Medicina da Universidade de São Paulo

Processo: 13/17477-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2013
Vigência (Término): 30 de novembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Cirurgia
Pesquisador responsável:Ana Cristina Aoun Tannuri
Beneficiário:Nathassia Mancebo Avila de Rezende
Instituição-sede: Instituto da Criança Professor Doutor Pedro de Alcantara (ICR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Transplante de fígado   Cirurgia pediátrica

Resumo

INTRODUÇÃO: A falência hepática aguda (FHA) ou hepatite fulminante é uma condição rara em crianças mas que apresenta altos índices de mortalidade. O transplante hepático (TH) é considerado quando a terapia médica é ineficaz, podendo ser ele intervivos ou de um doador cadáver. A conduta rápida é vital para a sobrevivência do paciente, devido ao grande número de complicações referentes a essa condição.OBJETIVOS: Encontrar as relações entre características dos casos de FHA, dos doadores e dos dados relacionados ao TH em si com a evolução desses casos, buscando formas de prever o prognóstico dos pacientes.MATERIAL E MÉTODOS: Será realizado um estudo descritivo, comparativo e retrospectivo baseado na revisão dos prontuários das crianças portadoras de FHA admitidas e tratadas no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP, no período compreendido entre 07/1989 e 05/2013. Serão analisados estatisticamente nos casos dados pessoais dos pacientes e de seu histórico médico, fatores da FHA (causa, tempo desde o diagnóstico), sinais, sintomas e exames do paciente ao longo de sua permanência hospitalar (hemograma, enzimas hepáticas, albumina, encefalopatia, icterícia, insuficiência renal), fatores do TH e do pós-operatório (tipo, priorização do paciente na fila, tempo de espera, tempos de isquemia do enxerto, biópsias, complicações gerais, sobrevida) além de dados do doador (IMC, tempo de UTI, causa da morte).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AOUN TANNURI, ANA CRISTINA; PORTA, GILDA; MIURA, IRENE KAZUE; SANTOS, MARIA MERCES; RANGEL MOREIRA, DANIEL DE ALBUQUERQUE; AVILA DE REZENDE, NATHASSIA MANCEBO; MIYATANI, HELENA THIE; TANNURI, UENIS. Pediatric acute liver failure in Brazil: Is living donor liver transplantation the best choice for treatment?. LIVER TRANSPLANTATION, v. 22, n. 7, p. 1006-1013, JUL 2016. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.