Busca avançada
Ano de início
Entree

Complexidade das oscilações cardiovasculares na síndrome da fragilidade

Processo: 13/17936-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2014
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Anielle Cristhine de Medeiros Takahashi
Beneficiário:Marcele Stephanie de Souza Buto
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Geriatria   Envelhecimento   Barorreflexo   Entropia (termodinâmica)   Complexidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:barorreflexo | Complexidade | controle cardiovascular | Entropia | Envelhecimento | fragilidade | Geriatria

Resumo

As funções fisiológicas normais requerem a integração de redes complexas de sistemas de controle que possuem uma organização integrada, caracterizada pela interação de subsistemas que interagem entre si de forma não linear. O processo de envelhecimento está associado à diminuição da habilidade destes subsistemas interagirem, reduzindo a complexidade. A síndrome da fragilidade por sua vez, apresenta alta prevalência com o aumento da idade e está associada com maior risco de desfechos adversos. Esta síndrome é descrita como um estado clínico de vulnerabilidade ao estresse, resultado do declínio da resiliência e de reservas fisiológicas associadas ao envelhecimento. O objetivo principal do presente estudo é relacionar a questão da complexidade das dinâmicas de oscilações do sistema cardiovascular com a fragilidade. Para isto serão coletados o ECG e a PA de pulso por 10 minutos na postura supina, logo após será realizada a mudança postural ativa de supino para ortostatismo, com o voluntário permanecendo 10 minutos nesta posição. Serão utilizadas metodologias não lineares (análise simbólica, entropia de Shannon, entropia condicional) para análise separada da FC e da PAS. Com relação à análise integrada de PAS e FC, serão avaliados o barorreflexo e a causalidade entre os sinais (entropia condicional cruzada). Como resultado espera-se que o estudo da complexidade na síndrome da fragilidade possa ampliar o entendimento da relação complexidade e fragilidade neste sistema biológico, de modo a contribuir futuramente em novos tipos de intervenções visando a reversão ou estabilização do processo de fragilização através da mudança da complexidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BUTO, M. S. S.; CATAI, A. M.; VASSIMON-BARROSO, V.; GOIS, M. O.; PORTA, A.; TAKAHASHI, A. C. M.. Baroreflex sensitivity in frailty syndrome. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 52, n. 4, . (13/17936-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.