Busca avançada
Ano de início
Entree

Deutsche welle brasil: a construção da notícia e a representação da alemanha e do brasil no portal

Processo: 13/20812-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2013
Vigência (Término): 07 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Pesquisador responsável:Maximiliano Martin Vicente
Beneficiário:Augusto Junior da Silva Santos
Instituição-sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/02711-4 - Redação on-line: um estudo de caso da redação brasileira da Deutsche Welle, BE.EP.IC
Assunto(s):Jornalismo digital   Jornalismo   Alemanha   Brasil

Resumo

A Deutsche Welle é uma empresa alemã de radiofusão internacional que se destaca por ser uma das principais emissoras da Alemanha e do mundo. Afirma compreender que as novas tecnologias são responsáveis por importantes mudanças no cenário da mídia e, por esse motivo, busca adaptar seu processo de produção e veiculação às novas necessidades presentes na era digital. Tornou-se, em 1994, a primeira emissora publica alemã a estar presente na internet. Atualmente, conta com um portal que oferece conteúdos informativos multimídia em trinta idiomas.As notícias em português presentes no portal são produzidas por uma redação brasileira. Dessa maneira, a construção dessas está relacionada a um contexto que conta com jornalistas brasileiros trabalhando para uma organização alemã, a qual é detentora de interesses específicos. A finalidade deste projeto de pesquisa consiste em desenvolver um estudo sobre o portal em língua portuguesa (brasileira) da Deutsche Welle, visando, por meio da análise de conteúdo, identificar como são apresentados os aspectos culturais, políticos e econômicos da Alemanha e do Brasil nas notícias. Além disso, pretende-se compreender quais são as implicações que a rotina redacional exerce sobre a o processo de seleção e produção dos conteúdos.