Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da perda dentária em pacientes obesos mórbidos: influência da síndrome metabólica no edentulismo

Processo: 13/19691-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Pesquisador responsável:Silvia Helena de Carvalho Sales Peres
Beneficiário:Gerson Aparecido Foratori Junior
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Odontologia em saúde coletiva   Obesidade mórbida   Síndrome metabólica   Perda de dente   Registros médicos   Análise estatística de dados

Resumo

O progresso social levou a uma melhoria nos transportes, alimentação prontamente disponível e novos dispositivos, que permitiram a população maior agilidade. Entretanto, proporcionou consumo de uma dieta mais calórica e menor gasto de energia. Este desequilíbrio entre ingestão e gasto energético tem levado ao aumento na prevalência da obesidade e, como consequência, o desenvolvimento da síndrome metabólica (SM). Síndrome Metabólica (SM) consiste no envolvimento de pelo menos 3 das 5 características: I. obesidade abdominal; II. Níveis de Triglicerídeos elevados; III. Os níveis de colesterol de lipoproteína de alta densidade (HDL-C) reduzido; IV. Hipertensão; V. Glicemia em Jejum alterada. O IBGE divulgou dados sobre a prevalência de excesso de peso e obesidade na população brasileira, sendo que entre os homens a prevalência foi de 50,1% 12,4% para sobrepesos e obesidade, respectivamente. Já entre as mulheres, a proporção de excesso de peso foi de 48% e de obesidade 16,9%. Mais da metade da população possui perdas dentárias que indiquem uso de prótese dentária, seja prótese total ou parcial. Desta forma, o objetivo deste trabalho é avaliar os pacientes com características clínicas de síndrome metabólica (SM) na fase pré cirurgia barátrica e sua correlação com perdas de elementos dentários. A amostra será constituida por 60 pacientes atendidos no ambulatório de Cirurgia Bariátrica do Hospital Amaral Carvalho e que estejam em tratamento clínico, na fase pré cirurgia bariátrica. Os dados gerais serão coletados dos prontuarios e os exame bucal será realizado durante o atendimento clínico. Serão anotadas a presença e ausência de elementos dentários e a necessidade de próteses. Os dados serão coletados através de uma ficha devidamente confeccionada para a pesquisa, onde o anotador irá transcrever dados dos prontuários referente ao universo da pesquisa. Os dados coletados e anotados serão organizados com dupla entrada, em arquivos do programa Excel for Mac 2011. A apresentação dos resultados será constituída de uma parte descritiva, sob a forma de tabelas e gráficos, na qual os dados (variáveis) serão apresentados na forma de média e desvio- padrão. Na análise estatística será inicialmente aplicado o teste de normalidade e homogeneidade dos dados, sendo então empregado o teste estatístico apropriado.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FORATORI-JUNIOR, GERSON APARECIDO; MASCOLI, LEONARDO SILVA; MARCHESE, CAROLINA CORDEIRO; ORENHA, ELIEL SOARES; DE CARVALHO SALES-PERES, SILVIA HELENA. Association between arterial hypertension and periodontal status in morbidly obese patients who are candidates for bariatric surgery. INTERNATIONAL DENTAL JOURNAL, v. 71, n. 3, p. 242-249, JUN 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.