Busca avançada
Ano de início
Entree

Habilidades de desenvolvimento de crianças prematuras entre 1 e 2 anos

Processo: 13/09017-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2014
Vigência (Término): 30 de abril de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Dionísia Aparecida Cusin Lamônica
Beneficiário:Mariane Regina de Oliveira Pachelli
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Recém-nascido prematuro   Desenvolvimento infantil   Desenvolvimento da linguagem   Transtornos da linguagem infantil

Resumo

A Word Health Organization(1) define como pré-termo ou prematuro (RNP) bebês nascidos com idade gestacional abaixo de 37 semanas e, criança de baixo peso, como toda aquela nascida viva com peso menor de 2.500 gramas no momento do nascimento. A prematuridade é considerada uma condição de risco ao desenvolvimento infantil. Este estudo foi delineado, com o objetivo de comparar o desempenho de crianças nascidas prematuras e crianças nascidas a termo de idade entre um e dois anos quanto ao desempenho motor, linguístico, cognitivo e de linguagem. Após o cumprimento dos aspectos éticos, serão avaliadas 20 crianças com prematuridade, 20 crianças com prematuridade extrema e 40 crianças nascidas a termo, com desenvolvimento típico pareadas quanto ao sexo, nível sócioeconômico e idade cronológica. Será realizada entrevista inicial com os responsáveis das crianças e aplicado o Inventário MacArthur de Desenvolvimento Comunicativo: Primeiras palavras e gestos. A avaliação será composta por Observação do Comportamento Comunicativo; Teste de Screening de Desenvolvimento DENVER II e Early Language Milestone Scale. Para os procedimentos de análise serão seguidas as normativas previstas nos manuais de cada instrumento. As avaliações serão filmadas para análise posterior. O tratamento estatístico constará de aplicação de diferentes testes, conforme a qualidade das variáveis. Desta forma, serão utilizados os seguintes testes: Teste "t" de Studant, Teste de Mann-Whitney, Teste "t" pareado, Coeficiente de correlação de Spearman e Teste de Wilcoxon. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMILA DA COSTA RIBEIRO; MARIANE REGINA DE OLIVEIRA PACHELLI; NATALIE CAMILLO DE OLIVEIRA AMARAL; DIONÍSIA APARECIDA CUSIN LAMÔNICA. Habilidades do desenvolvimento de crianças prematuras de baixo peso e muito baixo peso. CoDAS, v. 29, n. 1 2017. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PACHELLI, Mariane Regina de Oliveira. Habilidades de desenvolvimento de crianças prematuras entre um e dois anos. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.