Busca avançada
Ano de início
Entree

Controle da composição do copolímero P3HB-co-3HHx por indução gradativa da expressão dos genes phaA e phaB em Pseudomonas sp. LFM461.

Processo: 13/13495-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2014
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:José Gregório Cabrera Gomez
Beneficiário:Lucas Garbini Cespedes
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/51692-1 - Engenharia metabólica aplicada à produção de biopolímero, AP.BIOEN.JP
Bolsa(s) vinculada(s):15/02058-1 - Avaliação da produção de polihidroxialcanoatos (PHA) por Pseudomonas abrigando plasmídeo de controle de composição (PCC) utilizando lignina como fonte de carbono, BE.EP.MS
Assunto(s):Poli-hidroxialcanoatos   Pseudomonas

Resumo

Os polihidroxialcanoatos (PHA) são poliésteres acumulados por bactérias e possuem propriedades termoplásticas, biodegradáveis, biocompativeis e podem ser produzidos a partir de matérias-primas renováveis. O copolímero de 3-hidroxibutirato e 3-hidroxihexanoato (P3HB-co-3HHx) tende a ser mais elástico quanto menor o teor de monômero 3HB, e mais quebradiço quando esse teor é alto. Neste projeto, propomos criar um sistema genético de regulação da composição do copolímero P3HB-co-3HHx através da indução de genes responsáveis pela biossíntese de precursores 3HB. Para isto, plasmídeos construídos com promotores com expressão induzida serão introduzidos na linhagem Pseudomonas sp. LFM461, uma linhagem não produtora de PHA. Os genes phaA e phaB estarão sob o controle dos promotores e serão avaliados quanto a sua eficácia, enquanto que o gene phaC será expresso constitutivamente. Espera-se que a diferença no nível de indução dos promotores, bem como o tipo do promotor em si leve a uma modificação na composição do copolímero.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CESPEDES, Lucas Garbini. Controle da composição do copolímero P3HB-co-3HHx por indução gradativa da expressão dos genes phaA e phaB em Pseudomonas sp. LFM461.. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.