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Análise das vantagens econômicas e ambientais através da logística reversa para varejo supermercadista

Processo: 13/16454-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2013
Vigência (Término): 30 de novembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Sergio Silva Braga Junior
Beneficiário:Renata Borini Marcondes e Santos
Instituição Sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Tupã. Tupã , SP, Brasil
Assunto(s):Gestão ambiental   Sustentabilidade   Varejo   Supermercados   Logística reversa   Estudos de viabilidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Gestão Ambiental | Logística Reversa | Sustentabilidade | varejo | Logística Reversa

Resumo

A crescente conscientização ecológica, preservação ambiental, justiça social e preocupação com as gerações futuras estão diretamente relacionadas à maneira dos empresários processarem seus produtos e serviços. O crescimento do varejo resulta da diversificação do setor com o intuito de atender às necessidades dos consumidores e seu nível de exigência. Pressionado pelo consumidor e por leis ambientais, a adoção de práticas de preservação ambiental estão se fortalecendo dentro do varejo supermercadista. O objetivo da presente pesquisa é demonstrar as vantagens econômicas e ambientais na implementação da logística reversa no varejo supermercadista. Para atingir o objetivo proposto será realizado um estudo nas cidades de São Paulo, Mogi das Cruzes, Tupã e Marília junto a um ou dois supermercados de cada cidade para comparar volumes e tipos de resíduos que são coletados por meio da logística reversa. Como resultados esperados, será utilizado método Wuppertal para mensurar quantitativamente o quanto a empresa deixa de poluir o meio ambiente, assim como para apontar as vantagens econômicas, os resultados financeiros serão comparados ao lucro líquido e faturamento dos varejistas os quais serão objetos de estudo. Logo, a adoção de práticas de logística reversa no varejo poderão ser avaliadas para diferentes tamanhos de mercados quanto a sua viabilidade econômica, ambiental e social. (AU)

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