Busca avançada
Ano de início
Entree

Interações entre comunidade microbiana do solo de canavial e minhocas na decomposição da palhada e na emissão de gases do efeito estufa (GEE)

Processo: 13/22845-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2014
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Tsai Siu Mui
Beneficiário:Lucas Palma Perez Braga
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/11120-2 - Decifrando o papel da interação minhoca-microrganismo na seleção de funções benéficas para rizosfera de cana-de-açúcar, BE.EP.DR
Assunto(s):Cana-de-açúcar   Qualidade do solo   Palhada   Gases do efeito estufa   Minhocas   Indicadores biológicos

Resumo

Tecnologias de sequenciamento de DNA de nova geração permitem estudar a microbiota do solo e buscar esclarecimento sobre os processos fundamentais relacionados aos ciclos biogeoquímicos desempenhados por estas comunidades, incluindo a emissão de GEEs e a sua importância na manutenção da qualidade do solo. Atualmente encontra-se em vigência o acordo de cooperação internacional FAPESP/BE-BASIC 2011/51749-6 cuja proposta é buscar bioindicadores funcionais para monitoramento da qualidade do solo para o manejo sustentável da produção de biomassa em cana-de-açúcar. Com a proibição da despalha por método de queima a palhada passa a ser uma oferta de biomassa que traz benefícios ao sistema quando deixada no campo cobrindo o solo. Porém esta prática ainda não se encontra amplamente difundida e existem dúvidas com relação à quantidade de palha a ser deixada no campo. Fator que pode limitar a produtividade na medida em que interfere no potencial de rebrota da planta. A Lei Estadual n.º 11.241/02 e o Protocolo Agroambiental do Setor Sucroalcooleiro Paulista/2007 acentuam a urgência por se definir uma gestão adequada deste recurso para otimizar o seu uso. Entender o processo de decomposição da palhada no solo torna-se então crucial para a produção sustentável de cana-de-açúcar. Considerando a extrema relevância entre a interação de minhocas com microrganismos do solo, emissão de GEE e decomposição da palhada e beneficiamento da MO, esta proposta pretende explorar a relação entre a microbiota do solo e diferentes doses de palhada com e sem presença de minhocas. Por meio de técnicas moleculares correlacionadas à fatores ambientais (físico-químicos, bioquímicos, biológicos e emissão de GEE) do solo, pretende-se desenvolver um modelo de microarranjo taxonômico-funcional de bioindicadores microbianos associados a decomposição da palhada em sistemas de cana-de-açúcar. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRAGA, LUCAS P. P.; ALVES, RAFAEL F.; DELLIAS, MARINA T. F.; NAVARRETE, ACACIO A.; BASSO, THIAGO O.; TSAI, SIU M. Vinasse fertirrigation alters soil resistome dynamics: an analysis based on metagenomic profiles. BIODATA MINING, v. 10, MAY 23 2017. Citações Web of Science: 4.
MENDES, LUCAS W.; PEREZ BRAGA, LUCAS PALMA; NAVARRETE, ACACIO A.; DE SOUZA, DENNIS GOSS; SILVA, GENIVALDO G. Z.; TSAI, SIU M. Using. Metagenomics to Connect Microbial Community Biodiversity and Functions. CURRENT ISSUES IN MOLECULAR BIOLOGY, v. 24, p. 103-118, 2017. Citações Web of Science: 0.
BRAGA, LUCAS P. P.; YOSHIURA, CAIO A.; BORGES, CLOVIS D.; HORN, MARCUS A.; BROWN, GEORGE G.; DRAKE, HAROLD L.; TSAI, SIU M. Disentangling the influence of earthworms in sugarcane rhizosphere. SCIENTIFIC REPORTS, v. 6, DEC 15 2016. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BRAGA, Lucas Palma Perez. Desvendando a influência de minhocas na comunidade microbiana de rizosfera de cana-de-açúcar. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Centro de Energia Nuclear na Agricultura Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.