Busca avançada
Ano de início
Entree

Dimensão fractal e anisotropia da emissão de gases de efeito estufa e atributos do solo em área de cana-de-açúcar

Processo: 13/24926-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Newton La Scala Júnior
Beneficiário:Elton da Silva Bicalho
Supervisor no Exterior: Kurt A. Spokas
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Minnesota (U of M), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:13/00360-7 - Fractograma da emissão de gases de efeito estufa em solo de área de cana-de-açúcar em diferentes direções, BP.DR
Assunto(s):Emissão de gases   Dióxido de carbono   Geoestatística   Metano   Óxido nitroso   Dimensão fractal

Resumo

A emissão de gases de efeito estufa do solo apresenta dependência espacial, mostrando variações em sua estrutura de variabilidade em diferentes escalas e direções (anisotropia). Esta variabilidade é influenciada pelas práticas de preparo e manejo do solo que modificam os atributos diretamente relacionados com a dinâmica do carbono no ambiente agrícola. O objetivo deste projeto é avaliar a variabilidade espacial da produção potencial de CO2, CH4 e N2O do solo e sua dimensão fractal em diferentes escalas e direções, relacionando esses aspectos com os atributos físicos e químicos do solo, em área de produção de cana-de-açúcar colhida mecanicamente. A quantificação da produção de CO2, CH4 e N2O do solo será realizada a partir de amostras de solo coletadas em um gradeado de 50 × 50 m contendo 133 pontos dispostos simetricamente. A produção de gases será quantificada a partir da incubação em laboratório das amostras de solo e posterior análise por meio de cromatografia gasosa. Os resultados serão analisados por meio de estatística descritiva e, posteriormente, por fractogramas, que apresentam os valores de dimensão fractal para diferentes distâncias espaciais. Por meio desta pesquisa será possível determinar a dependência espacial entre a produção de CO2, CH4 e N2O e outros atributos do solo na área de estudo a fim de proporcionar entendimento sobre o impacto ambiental da produção de cana-de-açúcar na produção de gases de efeito estufa. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BICALHO, ELTON DA SILVA; MOITINHO, MARA REGINA; TEIXEIRA, DANIEL DE BORTOLI; PANOSSO, ALAN RODRIGO; SPOKAS, KURT ARNOLD; LA SCALA, JR., NEWTON. Soil Greenhouse Gases: Relations to Soil Attributes in a Sugarcane Production Area. Soil Science Society of America Journal, v. 81, n. 5, p. 1168-1178, SEP-OCT 2017. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.