Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistemática e evolução das aranhas orbitelas do gênero Wagneriana Cambridge, 1904 (Araneae: Araneidae)

Processo: 13/20262-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2014
Vigência (Término): 31 de maio de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia
Pesquisador responsável:Ricardo Pinto da Rocha
Beneficiário:Jimmy Jair Cabra Garcia
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/04437-2 - Explorando o sinal filogenético da morfologia: um estudo de caso no gênero de aranhas orbitelas Wagneriana F.O.P.-Cambridge, 1904 (Araneae: Araneidae), BE.EP.DR
Assunto(s):Araneae   Filogenia   Evolução animal   Análise cladística

Resumo

A inferência das relações filogenéticas entre as espécies é o cerne da biologia comparada, uma vez que permite propor hipóteses testáveis sobre evolução morfológica e molecular de linhagens e inferir processos evolutivos e ecológicos relacionados com sua diversificação. Apesar de Araneidae ser um dos grupos de aranhas mais abundante e diverso, especialmente na região Neotropical, os estudos filogenéticos dentro da família ainda são muito escassos. O gênero Wagneriana Cambridge, 1904, possui 43 espécies distribuídas predominantemente no Neotrópico, sendo a Amazônia e a Mata Atlântica as áreas mais ricas. Embora exista uma revisão taxonômica recente do grupo, o monofiletismo de Wagneriana e as relações filogenéticas entre suas espécies não foram estudados. Este projeto visa à avaliação da posição filogenética de Wagneriana dentro de Araneidae e a análise cladística entre as espécies com base em caracteres morfológicos e moleculares. A hipótese filogenética obtida permitirá a análise da evolução de caracteres morfológicos dentro do gênero e contribuirá à compreensão de processos evolutivos relacionados com a diversificação do grupo no Neotrópico. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JAIRO OSPINA-SARRIA, JHON; CABRA-GARCIA, JIMMY. Parsimony analysis of unaligned sequence data: some clarifications. CLADISTICS, v. 34, n. 5, p. 574-577, OCT 2018. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GARCIA, Jimmy Jair Cabra. Sistemática e evolução das aranhas orbitelas do gênero Wagneriana F.O. Pickard-Cambridge, 1904 (Araneae: Araneidae). 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.