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O empreendedorismo econômico-televisivo da Rede Vida

Processo: 13/07659-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2014
Vigência (Término): 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:André Ricardo de Souza
Beneficiário:Giulliano Placeres
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/50458-8 - O cristianismo no Brasil em suas feições econômicas e assistenciais com derivações políticas, AP.JP
Assunto(s):Sociologia da religião   Comunicação social

Resumo

A religião ainda é um fenômeno com significativa presença na sociedade brasileira, cujas formas de manifestação aumentaram e se diversificaram. Empreendimentos como emissoras de televisão, rádio e provedores de internet fazem com que a maioria das igrejas, inclusive a católica, não se estabeleça somente em sua estrutura física na busca por mais adeptos. Há um conjunto de relações sociais e econômicas envolvidas nesse processo. As amplas redes de indivíduos interligados na comunicação social compreendem desde os membros do clero até leigos, voluntários, funcionários e empresários condutores de negócios midiáticos. Decorrente de uma pesquisa apoiada pela FAPESP em andamento sobre mudanças no cristianismo brasileiro, este projeto se volta para a análise da emissora televisiva católica Rede Vida em sua atuação como um empreendimento econômico-midiático e também religioso. Visa o estudo das relações sociais imbricadas nos aspectos comerciais e empresariais dessa emissora e o que isso representa no mercado religioso brasileiro.