Busca avançada
Ano de início
Entree

Interações epistáticas entre SNPs associados à composição e perfil de ácidos graxos no leite bovino

Processo: 12/24788-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2014
Vigência (Término): 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos
Pesquisador responsável:Gerson Barreto Mourão
Beneficiário:Laiza Helena de Souza Iung
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Genética molecular   Genética quantitativa   Melhoramento genético animal

Resumo

O apelo dos consumidores por alimentos de melhor qualidade nutricional está impulsionando a indústria e a pesquisa a atender a estas demandas. Na pecuária leiteira, a composição e o perfil de ácidos graxos no leite tem sido um dos alvos, principalmente devido à inconsistência entre a relação destes compostos no leite e a exigência humana. Diversas ferramentas estão disponíveis e são capazes de promover alterações na composição do leite, dentre elas o melhoramento genético tradicional aliado recentemente à genética molecular, proporcionando um progresso genético mais acelerado em tais características. Com o advento da descoberta em larga escala dos marcadores SNPs (Single Nucleotide Polymorphisms) tornou-se possível o desenvolvimento de uma metodologia que permite a associação entre medidas fenotípicas com genótipos específicos. Estes avanços na área molecular permitem expandir o conhecimento sobre a arquitetura genética das características, como as interações de natureza epistáticas entre os genes. Desta forma, o objetivo do presente estudo é identificar interações epistáticas entre marcadores SNPs associados à composição e perfil de ácidos graxos no leite bovino. Para isto, serão utilizadas informações fenotípicas e genômicas (n=800) de características relacionadas à composição e perfil de ácidos graxos no leite de vacas da raça Holandês as quais serão analisadas sob modelo animal.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
IUNG, L. H. S.; PETRINI, J.; RAMIREZ-DIAZ, J.; SALVIAN, M.; ROVADOSCKI, G. A.; PILONETTO, F.; DAURIA, B. D.; MACHADO, P. F.; COUTINHO, L. L.; WIGGANS, G. R.; MOURAO, G. B. Genome-wide association study for milk production traits in a Brazilian Holstein population. JOURNAL OF DAIRY SCIENCE, v. 102, n. 6, p. 5305-5314, JUN 2019. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LAIZA HELENA DE SOUZA IUNG. Associação aditiva, dominante e epistática de SNPs à produção e composição do leite em vacas da raça Holandesa. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.