Busca avançada
Ano de início
Entree

Donas de casa, de prostituição: mulheres no negócio do sexo

Processo: 13/19879-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2014
Vigência (Término): 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia Urbana
Pesquisador responsável:Heloisa Buarque de Almeida
Beneficiário:Letizia Patriarca
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Etnografia   Prostituição   Poder (psicologia)

Resumo

Este projeto pretende investigar os significados mobilizados na relação entre mulheres prostitutas e mulheres que agenciam esta prática, por meio de um trabalho etnográfico nas casas de prostituição do bairro Jardim Itatinga (Campinas - SP). Diante de diversas variáveis interpretativas que são a priori negativas sobre a prostituição feminina, pretendo trazer a dinâmica deste bairro, cuja especificidade urbanística e consolidação histórica estão diretamente ligadas ao funcionamento do negócio destas casas. Este recorte parte da hipótese de que a prostituição compreende um conjunto de relações de poder, atravessadas por outros marcadores sociais da diferença além de gênero - como classe, raça, geração e sexualidade - que permitem redimensionar o entendimento de uma relação desigual vivenciada por uma mulher na prostituição. Dessa forma, realizo uma etnografia do agenciamento em casas de prostituição, combinada com estudos de gênero, para repensar as relações de poder e a figura da cafetina nesse negócio.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PATRIARCA, Letizia. As corajosas: etnografando experiências travestis na prostituição. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.