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Novos letramentos, novas práticas? Um estudo das apreciações de professores sobre multiletramentos e novos letramentos na escola

Processo: 13/13263-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2014
Vigência (Término): 31 de agosto de 2016
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Roxane Helena Rodrigues Rojo
Beneficiário:Ana Amélia Calazans da Rosa
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/20150-0 - Multiletramentos na escola: um estudo da formação a distância de professores de língua portuguesa, BE.EP.DR
Assunto(s):Formação de professores   Educação a distância
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:apreciação valorativa | apropriação | Ensino a Distância | Ensino de Língua Portuguesa | formação de professores | Linguagem e Educação

Resumo

Este projeto de pesquisa propõe uma investigação sobre o processo de formação de professores para o trabalho com Multiletramentos e Novos Letramentos durante a segunda edição (2011-2012) do Curso de Especialização em Língua Portuguesa Redefor (UNICAMP/SEE-SP). Nosso objetivo principal é discutir como os professores cursistas se apropriaram dos saberes teóricos do curso em questão, analisando as suas apreciações de valor acerca das práticas de multi e novos letramentos para o ensino de Língua Materna. Para tanto, selecionamos alguns objetos de análise, a saber: (I) os processos ligados ao ensino, isto é, a dinâmica do curso de Especialização, a disciplina "LP-005 Multiletramentos, linguagens e mídias" e o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA - TelEduc); (II) o conjunto dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) das duas edições do Curso (2010-2011 e 2011-2012) para fins de análise quantitativa e discussão sobre a repercussão da disciplina nos trabalhos e (III) os processos ligados à aprendizagem e à apropriação de saberes, isto é, as atividades realizadas pelos cursistas de uma das turmas da segunda edição (2011-2012) durante a disciplina LP-005 e algumas Sequências Didáticas de TCCs defendidos na área de multiletramentos e novos letramentos. Dessa forma, a metodologia de pesquisa é qualitativo-interpretativista e os dados obtidos foram gerados na modalidade escrita (com exceção da disciplina que contém recursos multimídia) e disponibilizados por meio da plataforma TelEduc. Quanto ao aparato teórico para a discussão dos dados, utilizaremos a literatura pertinente aos principais conceitos do estudo: Multiletramentos e Novos Letramentos (cf. COPE; KALANTZIS, 2000; 2009; KALANTZIS; COPE, 2008; ROJO, 2012; 2013(no prelo); KNOBEL; LANKSHEAR, 2002; 2007; LANKSHEAR; KNOBEL, 2008; 2011 entre outros). Para a análise das apreciações valorativas e da apropriação de saberes, recorreremos, principalmente, a Bakhtin, 1988[1934-35/1975] e Bakhtin/Volochínov, 2004[1929]. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROSA, Ana Amélia Calazans da. Novos letramentos, novas práticas? Um estudo das apreciações de professores sobre multiletramentos e novos letramentos na escola. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Campinas, SP.

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