Busca avançada
Ano de início
Entree

Diabetes mellitus e câncer de cabeça e pescoço

Processo: 13/21702-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2014
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Victor Wünsch Filho
Beneficiário:Rejane Augusta de Oliveira Figueiredo
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/18893-4 - Diabetes mellitus e câncer de cabeça e pescoço, BE.EP.DR
Assunto(s):Neoplasias de cabeça e pescoço   Diabetes mellitus
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:A1C | câncer de cabeça e pescoço | caso-controle | diabetes | Câncer de Cabeça e Pescoço

Resumo

O câncer de cabeça e pescoço (CCP) inclui os tumores da boca, orofaringe, hipofaringe e laringe. O consumo de tabaco e de álcool são os principais fatores de risco associados ao CCP, porém outros fatores de risco têm sido também considerados, tais como: dieta, agentes ocupacionais, higiene bucal e infecção pelo HPV. Diversos estudos identificaram que pacientes com Diabetes Mellitus (DM) apresentam excesso de risco e pior prognóstico para alguns tipos de câncer como o de fígado, de pâncreas, de colorretal, de mama e outros. Recentemente, tem sido sugerida a associação do DM com o CCP, porém, até o momento, poucos estudos foram realizados sobre o tema. Os maiores estudos realizados consideraram apenas a presença de DM referida pelo próprio entrevistado. Há evidências de que a DM autorreferida reflete prevalência aproximadamente 46% inferior à detectada por exame laboratorial. No presente estudo, além da doença autorreferida, a DM será mensurada pelo exame de hemoglobina glicada (A1C). Também serão consultados os prontuários médicos dos pacientes para aumentar a confiabilidade da presença de DM. Objetivo: avaliar a associação entre diabetes mellitus e câncer de cabeça e pescoço. Material e métodos: este estudo caso-controle está sendo conduzido em cinco centros clínicos do Estado de São Paulo. Até o final de 2014 estima-se obter uma amostra de 1400 casos e 1000 controles selecionados nos hospitais participantes. Os casos são indivíduos diagnosticados com CCP, confirmados por exame histopatológico. Os controles podem ser hospitalares ou visitantes de pacientes, pareados com os casos por frequência de sexo, faixa etária e área de residência. Resultados esperados: espera-se com este estudo obter tamanho de amostra suficiente para examinar a associação entre DM e CCP com ajuste por potenciais variáveis de confusão. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA FIGUEIREDO, REJANE AUGUSTA; WEIDERPASS, ELISABETE; TAJARA, ELOIZA HELENA; STROM, PETER; CARVALHO, ANDRE LOPES; DE CARVALHO, MARCOS BRASILINO; KANDA, JOSSI LEDO; MOYSES, RAQUEL AJUB; WUNSCH-FILHO, VICTOR. Diabetes mellitus, metformin and head and neck cancer. Oral Oncology, v. 61, p. 47-54, . (10/51168-0, 13/20548-0, 13/21702-3, 14/18893-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FIGUEIREDO, Rejane Augusta de Oliveira. Diabetes mellitus e câncer de cabeça e pescoço. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública (FSP/CIR) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.