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Desempenho e evasão no ensino médio: avaliação de impacto do Programa Jovem de Futuro

Processo: 13/19477-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2014
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economia do Bem-estar Social
Pesquisador responsável:Naercio Aquino Menezes Filho
Beneficiário:Leonardo Santana Nunes Rosa
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino médio   Eficiência   Economia da educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desempenho | Economia da Educação | Ensino Médio | Evasão | Programas Aleatorizados | Microeconomia Aplicada

Resumo

A educação no Brasil está passando por importantes transformações desde o início da década de 1990. Avanços foram verificados com a ampliação do atendimento nos níveis fundamental e médio. Entretanto, a evasão no ensino médio ainda é elevada e o aprendizado deixa muito a desejar. O programa Jovem do Futuro, em sua fase piloto, foi implementado de forma aleatorizada em quatro estados (RS, MG, SP e RJ), atingindo quase 100 escolas e mais de 70 mil alunos. O objetivo dessa pesquisa é avaliar o impacto desse programa sobre o desempenho e evasão dos alunos das escolas tratadas e como esse impacto varia de acordo com o perfil dos alunos e das suas escolas. Uma vez que a implantação foi realizada de forma aleatorizada, a avaliação do programa pode trazer elementos novos para a compreensão dos determinantes do desempenho e da evasão dos estudantes durante o ensino médio. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROSA, Leonardo Santana Nunes. Avaliação de impacto do Programa Jovem de Futuro. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/SBD) São Paulo.