Bolsa 13/20686-4 - Ensino, Políticas públicas - BV FAPESP
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A circulação e apropriação do método intuitivo para o ensino de aritmética: mudanças nos saberes elementares matemáticos dos anos iniciais (1880-1960)

Processo: 13/20686-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Wagner Rodrigues Valente
Beneficiário:Marcus Aldenisson de Oliveira
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino   Políticas públicas   História cultural   Pedagogia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aritmética | Livros escolares | Método intuitivo | Pedagogia moderna | Saber elementar | História da educação matemática

Resumo

Os estudos aqui pretendidos se darão sobre os processos de circulação e apropriação do método intuitivo para o ensino de Aritmética, porque se almeja descortinar como esse modo de ensinar provocou rupturas pedagógicas entre as práticas e saberes elementares de Aritmética, entre 1880-1960. Interessa saber: Como as políticas públicas educacionais se apropriaram do método intuitivo, a fim de fazer circular em escolas públicas e privadas do Brasil concepções pedagógicas que resultaram em mudanças no modo de ensinar Aritmética? Quais trajetórias foram sendo criadas para que o método intuitivo constituísse novas práticas e saberes elementares de Aritmética, em escolas brasileiras? Para chegar às respostas, esta pesquisa será construída e dada para ser lida pelas lentes da história cultural, utilizando como referencial teórico-metodológica as categorias de análise de circularidade de ideias (GINZBURG, 1987) e apropriação (CHARTIER, 1990). Para auxiliar no desvelar da circularidade de ideias, manterá diálogos com os estudos de Robert Darnton (1987, 1992, 2010). De um ponto de vista mais amplo, almeja-se poder compor uma produção de conhecimento histórico-educacional sobre a constituição de novas práticas e saberes elementares de Aritmética, que estiveram presentes do processo de escolarização no Brasil dos Oitocentos e Novecentos. Além disso, acrescenta-se que, incluído academicamente o esperado da pesquisa de doutoramento, os seus resultados obtidos ao longo da investigação permitirão ampliar a base de dados contida no Repositório do projeto maior, contribuindo com a sistematização de fontes para futuras pesquisas. (AU)

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