Busca avançada
Ano de início
Entree

Habilidades pré-requisito para aquisição de repertório de repetir palavras, rotular e pedir objetos

Processo: 13/13028-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2014
Vigência (Término): 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Ana Claudia Moreira Almeida Verdu
Beneficiário:Barbara Trevizan Guerra
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Transtorno do espectro autista   Comportamento verbal

Resumo

Crianças com desenvolvimento atípico podem apresentar importantes déficits em seu repertório, como prejuízos na interação social e no desenvolvimento da linguagem; se a resposta verbal pode não ser iniciada pela criança, não ocorre oportunidade de que seja reforçada. Aprender a repetir o que outros dizem (ecóico), a rotular objetos (tato) e a pedir (mando) são alguns dos operantes verbais que permitem interações sociais (consequência mediada pelo comportamento de outra pessoa) além da aprendizagem de repertórios verbais mais complexos. Contudo, para emitir comportamentos que tenham efeitos sobre o comportamento de outros e para ter o próprio comportamento controlado pelo que outras pessoas fazem ou dizem são necessários pré-requisitos como fazer contato visual, condicionamento por vozes, estabelecer relações entre nomes de objetos e objetos, dentre outros. Dessa forma, considerando-se as consequências negativas para a vida social e escolar de uma criança que não tenha adquirido a linguagem, surge a necessidade de planejamento de condições de ensino sistemático para aumentar a probabilidade de aprendizagem de tais repertórios. Assim, o objetivo deste trabalho é expandir habilidades verbais em crianças com Transtorno do Espectro Autista, que apresentem atraso no desenvolvimento intelectual e da linguagem. Participarão duas crianças que serão expostas a um programa de avaliação e de ensino composto pelas seguintes condições: treinos de habilidades pré-requisitos para receber programa instrucional (sentar, permanecer sentado, realizar contato visual, imitar comportamento do mediador após apresentação do modelo, imitação generalizada e rastreamento visual); habilidades de ouvinte (matching auditivo de palavras) e habilidades de falante (MEI - tato, ecóico e seleção). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BÁRBARA TREVIZAN GUERRA; ANA CLÁUDIA MOREIRA ALMEIDA VERDU. Ensino de Comportamento Verbal Elementar por Exemplares Múltiplos em Crianças com Autismo. Psicologia : ciência e profissão, v. 40, p. -, 2020.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.