Busca avançada
Ano de início
Entree

Adaptação mitocondrial induzida pelo exercício físico aeróbico: papel da mitofagia muscular

Processo: 13/21065-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2014
Vigência (Término): 30 de setembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Patricia Chakur Brum
Beneficiário:Paulo Roberto Jannig
Instituição-sede: Escola de Educação Física e Esporte (EEFE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/26797-5 - Mecanismos moleculares da mitofagia induzida pelo exercício físico aeróbico na musculatura esquelética, BE.EP.DR
Assunto(s):Autofagia   Sistema musculoesquelético   Biogênese   Mitocôndrias   Treinamento aeróbio

Resumo

Os efeitos benéficos do exercício físico aeróbico (EFA) frente à prevenção e ao tratamento de doenças decorrem de adaptações agudas e crônicas em diversos de sistemas orgânicos, promovendo uma resistência à quebra da homeostasia por perturbações metabólicas. O aumento da capacidade oxidativa induzido pelo EFA é considerado o fator central dos seus benefícios à saúde. A musculatura esquelética é um dos tecidos mais envolvidos na realização de exercícios físicos, com capacidade notável de adaptação metabólica e estrutural frente ao estímulo mecânico. Uma vez que os músculos esqueléticos são ricos em mitocôndrias e altamente dependentes da fosforilação oxidativa para a produção energia, não surpreende o fato de que o aumento da capacidade aeróbica induzido pelo EFA ocorra grande parte em função de adaptações mitocondriais. Contudo, os mecanismos moleculares envolvidos na adaptação mitocondrial induzida pelo EFA estão longe de ser completamente compreendidos. Inúmeros estudos demonstram a capacidade do EFA em induzir biogênese mitocondrial. Embora a formação de novas mitocôndrias seja fundamental, a manutenção de mitocôndrias saudáveis por meio de mecanismos de controle de qualidade parece ser de igual ou maior importância para uma adaptação mitocondrial adequada. Esse controle de qualidade ocorre principalmente pelos mecanismos de fissão, fusão e remoção de mitocôndrias danificadas/envelhecidas via autofagia mitocondrial (mitofagia). Nesse sentido, existem evidências de que o EFA regule tanto a fusão como a fissão de mitocôndrias. Por outro lado, nunca foram realizados estudos que abordem o papel da mitofagia nas adaptações mitocondriais promovidas pelo EFA. Portanto, o presente projeto propõe o estudo da mitofagia nas adaptações mitocondriais promovidas pelo EFA no músculo esquelético de ratos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JANNIG, PAULO R.; ALVES, CHRISTIANO R. R.; VOLTARELLI, VANESSA A.; BOZI, LUIZ H. M.; VIEIRA, JANAINA S.; BRUM, PATRICIA C.; BECHARA, LUIZ R. G. Effects of N-acetylcysteine on isolated skeletal muscle contractile properties after an acute bout of aerobic exercise. Life Sciences, v. 191, p. 46-51, DEC 15 2017. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.