Busca avançada
Ano de início
Entree

O processo de reterritorialização dos gaúchos no norte do Paraná: a construção de uma identidade territorial

Processo: 13/04634-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2014
Vigência (Término): 30 de novembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Marcos Aurelio Saquet
Beneficiário:Tatiana Colasante
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Identidade nacional   Identidade cultural   Paraná

Resumo

O trabalho pretende analisar a relação intrínseca entre território, cultura e identidade, enfatizando o caráter simbólico do território. Serão apresentadas várias concepções sobre estes temas centrais visando uma melhor apreensão da dinâmica existente entre os mesmos e a formação das identidades territoriais. A partir deste pressuposto teórico, serão investigados os processos migratórios dos gaúchos pelo território brasileiro, analisando a manutenção dos seus valores identitários. Com isso, pretende-se estabelecer uma relação entre os movimentos migratórios e a manutenção das identidades territoriais. O viés analítico contemplará o processo de desterritorialização-reterritorialização dos gaúchos, priorizando o recorte espacial no norte do estado do Paraná, onde serão investigadas as relações sociais que se processam a partir da manutenção do tradicionalismo gaúcho, materializado na forma dos Centros de Tradições Gaúchas e nas filiações do Movimento Tradicionalista Gaúcho. Através de pesquisa bibliográfica e documental; pesquisa de campo e entrevistas, o trabalho fornecerá elementos inéditos para a análise da rede gaúcha do Paraná, contribuindo, assim para um aprofundamento maior sobre esta dinâmica na região norte do estado. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COLASANTE, Tatiana. O processo de reterritorialização dos gaúchos no Norte do Paraná : a construção de uma identidade territorial. 2016. 317 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.