Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da inflamação após implante alogênico de células tronco mesenquimais na terapia de lesões tendíneas experimentais em equinos

Processo: 13/17880-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2014
Vigência (Término): 31 de outubro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Ana Liz Garcia Alves
Beneficiário:Jaqueline Brandão de Souza
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Células-tronco   Células-tronco mesenquimais   Tendinite   Inflamação   Equinos

Resumo

A tendinite do flexor digital superficial (TFDS) é uma das lesões mais comuns em equinos de alto desempenho atlético, acarretando em significativa morbidade e grande perda econômica. Atualmente, com o advento da biotecnologia, a medicina regenerativa vem evoluindo de forma significativa no tratamento da tendinite equina e várias formas terapêuticas descritas pela literatura têm contribuído para o restabelecimento da morfofisiologia tendínea. A literatura igualmente refere trabalhos promissores empregando a terapia celular autóloga na tendinite de equinos, dentre os quais nosso grupo de pesquisa tem contribuído de forma expressiva. Este trabalho tem como objetivo a avaliação local da aplicação de células tronco mesenquimais derivadas do tecido adiposo (AdCTMs) alogênicas, implantada no membros torácico direito de equinos após a indução de tendinite experimental, comparando com o já consagrado implante autólogo. Os animais serão avaliados por parâmetros clínicos e exames ultrassonográficos, termográficos até o momento da biópsia que será realizada após uma semana da terapia com as AdCTMs autólogas e alogênicas, para avaliação da possível reação inflamatória decorrente do implante nos tendões e avaliação da eficácia terapêutica. A biópsia permitira a avaliação histopatológica, imunoistoquímica e avaliação da expressão gênica (MMP-1, MMP-3, e MMP-13) com objetivo de avaliar a ação pró-inflamatória ou anti-inflamatória das AdCTMs alogênica na terapia da tendinite experimentalmente induzidas comparadas ao grupo tratado com AdCTMs autólogas e grupo tratado com PBS (placebo).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRANDAO, JAQUELINE SOUZA; ALVARENGA, MARINA LANDIM; HUBBE PFEIFER, JOAO PEDRO; DOS SANTOS, VITOR HUGO; FONSECA-ALVES, CARLOS EDUARDO; RODRIGUES, MIRIAN; LAUFER-AMORIM, RENEE; LUCAS CASTILLO, JOSE ANTONIO; GARCIA ALVES, ANA LIZ. Allogeneic mesenchymal stem cell transplantation in healthy equine superficial digital flexor tendon: A study of the local inflammatory response. Research in Veterinary Science, v. 118, p. 423-430, JUN 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.