Busca avançada
Ano de início
Entree

Zinco: caracterização fenotípica de Linfócitos T, e células T reguladoras durante a prenhez de Ratas Wistar infectadas pela cepa Y de Trypanosoma cruzi

Processo: 13/04205-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2014
Vigência (Término): 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Ana Amélia Carraro Abrahão
Beneficiário:Cássia Mariana Bronzon da Costa
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Doença de Chagas   Trypanosoma cruzi   Prenhez   Apoptose

Resumo

A doença de Chagas é uma das mais sérias doenças parasitárias da América Latina. Atualmente, entre 6 e 7 milhões de pessoas estão infectadas, e cerca de 40 milhões correm o risco de serem infectadas. A infecção chagásica congênita constitui problema em áreas endêmicas e não endêmicas, podendo causar aborto, prematuridade, retardo de crescimento intra-uterino, placentite, nati e neomortalidade. A interação entre o receptor de membrana dos linfócitos T (TCR) com o complexo peptídeo-MHC é essencial para a ativação dos linfócitos T e diferenciação em células efetoras e de memória. Durante a gravidez, ajustes imuno e fisiológicos acontecem no organismo materno que garantem o sucesso ou não da gestação. Embora os mecanismos de geração e manutenção das células T de memória ainda não estejam completamente esclarecidos, a importância destas células para a resposta imune advém do fato delas persistirem por tempo prolongado. Sabe-se que citocinas pró-inflamatórias tais como IL-1, IL-6 e TNF-³ ativam o eixo hipófise-hipotálamo-adrenal (HPA), causando elevação na produção de glicocorticoides na circulação (corticosterona em roedores e cortisol em humanos). A intensa depleção de timócitos corticais via apoptose, a maioria CD4+CD8+ que ocorre durante a fase aguda da infecção por T. cruzi é diretamente mediada por glicocorticoides e o TNF-± está envolvido na liberação deste hormônio durante a doença. Devido à imunossupressão desenvolvida durante a gestação, com a indução do padrão de resposta Th2 pelos linfócitos TCD4+ pode ocorrer uma reativação da doença de Chagas materna. Assim, as gestantes que apresentavam a forma indeterminada ou crônica da doença, podem voltar a desenvolver sintomas de fase aguda tais como alta parasitemia e presença de IgM sérica, contribuindo ainda mais para ocorrência da transmissão transplacentária do parasita. A deficiência de zinco, observada em mulheres grávidas e recém nascidos, em países desenvolvidos e em desenvolvimento, pode alterar o desenvolvimento fetal e pós-natal. Trabalhos prévios mostram que a deficiência severa de zinco causa retardo do crescimento em ratos. Face aos resultados obtidos em nosso laboratório demonstrando que a administração de sulfato de zinco reduz a parasitemia de ratas prenhas infectadas com a cepa Y de T. cruzi, o objetivo desta pesquisa, é realizar a caracterização fenotípica de linfócitos T, e células T reguladoras, bem como avaliação da apoptose celular durante a prenhez, em ratas Wistar infectadas por T. cruzi e suplementadas com sulfato de zinco. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRONZON DA COSTA, CASSIA MARIANA; DEL VECCHIO FILIPIN, MARINA; SANTELLO, FABRICIA HELENA; GALLO, INARA FERNANDA LAGE; PEREIRA, LUIZ MIGUEL; BARBOSA JR, FERNANDO; DO PRADO JUNIOR, JOSE CLOVIS; ABRAHAO, ANA AMELIA CARRARO. Zinc Supplementation: Immune Balance of Pregnancy During the Chronic Phase of the Chagas Disease. ACTA PARASITOLOGICA, v. 65, n. 3, p. 599-609, SEP 2020. Citações Web of Science: 0.
BRONZON DA COSTA, CASSIA MARIANA; FILIPIN, MARINA DEL VECCHIO; SANTELLO, FABRICIA HELENA; PEREIRA, LUIZ MIGUEL; ALONSO TOLDO, MIRIAM PAULA; DO PRADO JUNIOR, JOSE CLOVIS; CARRARO ABRAHAO, ANA AMELIA. Is the adaptive immune response in murine Trypanosoma cruzi infection influenced by zinc supplementation?. European Journal of Pharmaceutical Sciences, v. 111, p. 330-336, JAN 1 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.