Busca avançada
Ano de início
Entree

Revisão taxonômica de Pimelodella (Siluriformes: Heptapteridae): uma proposta integrativa para a delimitação de espécies com estratégias multidisciplinares

Processo: 13/18623-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2014
Vigência (Término): 03 de janeiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Mario Cesar Cardoso de Pinna
Beneficiário:Veronica de Barros Slobodian Motta
Instituição-sede: Museu de Zoologia (MZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/01073-0 - Taxonomia de Pimelodella Eigenmann & Eigenmann (1888): anatomia comparada e delimitação de Pimelodella, BE.EP.DR
Assunto(s):Morfologia animal   Anatomia animal   Heptapteridae

Resumo

A pesquisa taxonômica primária ainda apresenta pouca integração entre as ferramentas morfológicas e moleculares para o estudo de peixes neotropicais, apesar de grandes avanços recentes em ambos os campos. Tais ferramentas, se usadas de maneira integrativa, poderiam solucionar questões de grupos reconhecidos por representarem problemas taxonômicos renitentes. O gênero Pimelodella Eigenmann & Eigenmann, 1888 se enquadra como um ótimo caso para a aplicação de uma estratégia integrativa e multidisciplinar. Pimelodella é um gênero da família Heptapteridae, que se distribui amplamente por drenagens sul-americanas trans- e cis-andinas e compreende um dos principais componentes da ictiofauna neotropical. Atualmente é reconhecido como o maior gênero da família, com 77 espécies válidas descritas. Entretanto, a validade e delimitação dessas espécies é problemática, devido à elevada diversidade do gênero, aliada à ampla distribuição, morfologia conservada e descrições antigas e imprecisas. Trata-se de um dos grandes gargalos taxonômicos na sistemática de peixes neotropicais. Este projeto propõe a realização de uma revisão taxonômica de Pimelodella utilizando uma abordagem integrativa morfológica-molecular. A revisão taxonômica clássica cobrirá a integridade da diversidade do gênero, com sinonímias, exame de tipos, lista de localidades geográficas e todos os componentes deste tipo de estudo. A parte molecular será realizada em um subgrupo bem delimitado composto pelas espécies de Pimelodella da bacia do Rio Madeira (com sete espécies, das quais uma ainda não descrita), que já foram estudadas em detalhe pela proponente e das quais já há amplo material representativo disponível, tanto morfológico quanto molecular. Um estudo molecular integralmente paralelo ao morfológico seria impossível no momento por demandar coletas de material representativo em boa parte da América do Sul. De qualquer forma, as espécies designadas para a abordagem multidisciplinar possuem diversidade suficiente para que as estimativas de divergência molecular possam ser comparadas aos resultados da revisão morfológica, fornecendo um modelo de avaliação para o restante da revisão. Em suma, a execução do estudo prevê uma revisão taxonômica completa, bem como uma comparação entre o poder explanatório das ferramentas morfológicas e moleculares na delimitação destas espécies, testado em um subconjunto das espécies do gênero. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SLOBODIAN, VERONICA; PASTANA, MURILO N. L. Description of a new Pimelodella (Siluriformes: Heptapteridae) species with a discussion on the upper pectoral girdle homology of Siluriformes. Journal of Fish Biology, v. 93, n. 5, p. 901-916, NOV 2018. Citações Web of Science: 1.
SLOBODIAN, VERONICA; AKAMA, ALBERTO; DUTRA, GUILHERME MOREIRA. A new species of Pimelodella (Siluriformes: Heptapteridae) from the Guiana Shield, Brazil. Zootaxa, v. 4338, n. 1, p. 85-100, OCT 24 2017. Citações Web of Science: 2.
SLOBODIAN, VERONICA; BOCKMANN, FLAVIO A. First reliable records of distribution of Brachyrhamdia meesi Sands & Black, 1985 (Siluriformes: Heptapteridae). Ichthyological Exploration of Freshwaters, v. 27, n. 4, p. 355-360, DEC 2016. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.