Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da composição da paisagem e da diversidade funcional e filogenética das comunidades de aves na provisão do serviço de regulação de pragas agrícolas

Processo: 13/12777-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2013
Vigência (Término): 31 de outubro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Jean Paul Walter Metzger
Beneficiário:Andrea Larissa Boesing
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Avifauna   Controle de pragas   Mata Atlântica

Resumo

Serviços ecossistêmicos são as funções e processos ecológicos que beneficiam direta ou indiretamente o bem estar humano. A regulação de pragas agrícolas é particularmente um serviço crucial em regiões tropicais onde insetos-praga causam danos consideráveis em áreas agrícolas. Apesar da extensa literatura disponível sobre os impactos da expansão agrícola e da consequente degradação de habitats naturais sobre as comunidades biológicas, ainda é pouco entendido como esse processo leva também à deterioração das funcionalidades ecossistêmicas e à provisão de serviços ecossistêmicos. O objetivo geral deste projeto é (I) investigar como a cobertura florestal da paisagem e o tipo de matriz agrícola afetam a diversidade funcional e filogenética de comunidades de aves na Mata Atlântica e (II) analisar como essas mudanças na estrutura da comunidade afetam por sua vez o controle da 'cigarrinha-das-pastagens' (Homoptera, Cercopidae); principal inseto praga de gramíneas forrageiras. Vamos investigar com um bem replicado desenho experimental, a diversidade de aves em 30 paisagens, divididas igualmente em matrizes de café e pastagem, cobrindo um amplo gradiente de cobertura florestal (5-60%) para avaliar as mudanças na estrutura das comunidades de aves seguindo a perda de habitat; e para verificar a contribuição das comunidades de aves na regulação da 'cigarrinha-das-pastagens' vamos relacionar a diversidade das comunidades e a cobertura florestal com a prevalência deste inseto-praga nas paisagens com matriz de pastagem (n= 15), e conduzir uma série de experimentos manipulados para estimar o potencial per capita de um grupo de espécies focais controlarem este inseto-praga. Estes dados poderão trazer informações úteis para entender como a estrutura da paisagem e a composição das comunidades de aves interagem influenciando o serviço do controle de pragas, e poderão ser aplicados na melhoria da qualidade da produção das pastagens. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BOESING, ANDREA LARISSA; NICHOLS, ELIZABETH; METZGER, JEAN PAUL. Biodiversity extinction thresholds are modulated by matrix type. ECOGRAPHY, v. 41, n. 9, p. 1520-1533, NOV 2018. Citações Web of Science: 4.
BOESING, ANDREA LARISSA; NICHOLS, ELIZABETH; METZGER, JEAN PAUL. Land use type, forest cover and forest edges modulate avian cross-habitat spillover. JOURNAL OF APPLIED ECOLOGY, v. 55, n. 3, p. 1252-1264, MAY 2018. Citações Web of Science: 4.
BOESING, ANDREA L.; NICHOLS, ELIZABETH; METZGER, JEAN P. Effects of landscape structure on avian-mediated insect pest control services: a review. LANDSCAPE ECOLOGY, v. 32, n. 5, p. 931-944, MAY 2017. Citações Web of Science: 11.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
Persistência de aves e controle de pragas em paisagens fragmentadas - uma perspectiva da ecologia de paisagens. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.