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Consultoria colaborativa à distância em tecnologia assistiva para professores de salas de recursos multifuncionais

Processo: 13/15855-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2014
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Enicéia Gonçalves Mendes
Beneficiário:David dos Santos Calheiros
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial   Tecnologia assistiva   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Consultoria Colaborativa à distância | Educação Especial | formação de professores | Salas de Recursos Multifuncionais | tecnologia assistiva | Tecnologia Assistiva

Resumo

Estudos indicam que os recursos de Tecnologia Assistiva (TA) podem fazer uma grande diferença na escolarização de estudantes com deficiência. Entretanto o uso continuado destes por professores de salas de recursos multifuncionais (SRM) é considerado desafio pois embora eles se apropriem da TA, em geral não dão prosseguimento do seu uso após o término do programa de formação. Considerando a recomendação da literatura de um serviço permanente de consultoria colaborativa em TA para os professores de estudantes com deficiência, o objetivo do presente estudo será o de avaliar um serviço de consultoria colaborativa à distância em TA para professores(as) de SRM, através de uma pesquisa na abordagem qualitativa com um delineamento exploratório. Os(as) participantes serão cinco professores(as) de SRM e cinco consultores(as) da área da Educação Especial. Os dados obtidos com esta pesquisa serão coletados por meio de atividades a serem realizadas em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) e das respostas dos questionários (que envolvem perguntas abertas e fechadas). Inicialmente, será conferida a demanda em TA e a possibilidade de consultoria colaborativa. Em seguida a intervenção será baseada na prestação do serviço de consultoria colaborativa na modalidade à distância e cada professor escolherá um caso para receber consultoria, que seja de um estudante com paralisia cerebral e que demande TA. As interações entre consultores e consultados serão registradas no AVA, e os dados serão tratados através da técnica de análise de conteúdo.

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