Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação da Comorbidade entre Dor Neuropática Crônica e Estresse Pós-Traumático: Papel dos Sistemas Glutamatérgico, Canabinoide e Vaniloide Envolvendo o Córtex Pré-Límbico e a Substância Cinzenta Periaquedutal

Processo: 13/13398-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2014
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Norberto Cysne Coimbra
Beneficiário:Joyce Mendes Gomes Tessari
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil

Resumo

A ansiedade tem uma associação de alta comorbidade com a dor crônica, de modo que alguns pesquisadores postulam que a dor neuropática (DN) crônica possa ser uma expressão do transtorno de estresse pós-traumático crônico (TEPT). Nesse sentido, tem sido demonstrado que existem semelhanças funcionais e metabólicas entre a DN e o TEPT e, que o córtex pré-frontal medial (CPFM) pode ter participação na integração entre essas duas patologias. Além disso, inúmeros estudos demonstram que a subtância cinzenta periaquedutal está envolvida na mediação de respostas defensivas e no controle bidirecional da dor. Verificou-se, por exemplo, que lesão da substância cinzenta periaquedutal ventrolateral (SCPvl) causa prejuízo na execução de imobilidade defensiva e inibe processos antinociceptivos condicionados. Dessa forma, a proposta do presente trabalho é avaliar em hamsters machos o papel do CPFM pré-límbico (PR) e infralímbico (IL) na modulação da dor crônica em situações de medo condicionado, por meio de uma possível influência na atividade de receptores glutamatérgicos, endocanabinóies ou vanilóides da SCPvl. Serão estudadas as conexões entre o CPFM e a SCPvl por meio de administração de biodextrana, um neurotraçador anterógrado, no CPFM. Além disso, será investigado, através de técnicas de imuno-histoquímica, se tais projeções se conectam com neurônios positivos para receptores glutamatérgicos do tipo NMDA, endocanabinoides do tipo CB1 e endovaniloides do tipo TRPV1. Uma vez que, o segundo objetivo deste estudo é investigar o papel do CPFM e da SCPvl na modulação da comorbidade entre dor crônica e transtorno de estresse pós traumático, outro grupo de hamsters será submetido ao seguinte experimento: Primeiramente, eles receberão constrição crônica do nervo isquiático (CCNI), um modelo de dor neuropática (DN). Passados 21 dias, os roedores serão expostos a um modelo de estresse pós-traumático, baseado no confronto da presa (hamsters dourados: Mesocricetus auratus) com um potencial predador (urutu: Botrhrops alternatus), para indução de medo condicionado. Vinte e quatro horas depois, será estudado o envolvimento dos sistemas glutamatérgico, endocanabinoide e endovaniloide, através do pré-tratamento da SCPvl com microinjeções de AM-251 (antagonista seletivo de receptores CB1), de LY235959 (antagonista seletivo de receptores NMDA) ou de capsazepina (antagonista TRPV1), seguido pela ativação do sistema glutamatérgico do CPFM com L-glutamato (agonista glutamatérgico). Posteriormente, os animais serão reexpostos ao contexto sem o predador e, em seguida, submentidos ao teste alodínia mecânica de Von Frey para a avaliação da resposta nociceptiva.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MENDES-GOMES, JOYCE; MOTTA, SIMONE CRISTINA; BINDI, RICARDO PASSONI; DE OLIVEIRA, AMANDA RIBEIRO; ULLAH, FARHAD; BALDO, MARCUS VINICIUS C.; COIMBRA, NORBERTO CYSNE; CANTERAS, NEWTON SABINO; BLANCHARD, D. CAROLINE. Defensive behaviors and brain regional activation changes in rats confronting a snake. Behavioural Brain Research, v. 381, MAR 2 2020. Citações Web of Science: 0.
ULLAH, FARHAD; DOS ANJOS-GARCIA, TAYLLON; MENDES-GOMES, JOYCE; HIBRAHIM ELIAS-FILHO, DAOUD; FALCONI-SOBRINHO, LUIZ LUCIANO; DE FREITAS, RENATO LEONARDO; KHAN, ASMAT ULLAH; DE OLIVEIRA, RICARDO; COIMBRA, NORBERTO CYSNE. Connexions between the dorsomedial division of the ventromedial hypothalamus and the dorsal periaqueductal grey matter are critical in the elaboration of hypothalamically mediated panic-like behaviour. Behavioural Brain Research, v. 319, p. 135-147, FEB 15 2017. Citações Web of Science: 14.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.