Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da eletrodeposição de ligas ternárias de Fe-Mo-P e Fe-W-P. Caracterização de filmes.

Processo: 13/05821-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2014
Vigência (Término): 30 de novembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Ivani Aparecida Carlos
Beneficiário:Elton Patrick Barbano
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/21788-0 - ELETRODEPOSIÇÃO DE LIGAS TERNÁRIAS DE Fe-Mo-P e Fe-W-P. CARACTERIZAÇÃO DOS ELETRODEPÓSITOS, BE.EP.DR
Assunto(s):Ligas ternárias   Eletrodeposição   Eletroanalítica

Resumo

Nosso grupo de pesquisa tem-se especializado no desenvolvimento e estudo de banhos não cianetados e na ausência de ânions citrato para a eletrodeposição de ligas uma vez que os banhos cianetados apresentam elevada toxidez e os à base de citrato podem se decompor durante o processo de deposição. Também, temos nos preocupado com a simplificação destes banhos no que diz respeito ao número reduzido de aditivos presentes nos mesmos. Dentre os sistemas de interesse do nosso grupo está a eletrodeposição de ligas de Fe-Mo e Fe-W contendo P, pois, é reportado na literatura que eletrodepósitos de ligas do grupo do ferro, contendo fósforo, podem apresentar uma série de propriedades, por exemplo, resistência à corrosão.Os banhos empregados na eletrodeposição Fe-Mo, Fe-W e Fe-P são, de modo geral, à base de citrato os quais são muito sensíveis a variações de pH do banho, podem se reduzir no catodo e também formar substâncias orgânicas, o que os torna eletrólitos de difícil manutenção. Além do mais, estas substâncias podem se incorporar ao eletrodepósito modificando suas propriedades. Deste modo, no presente projeto, pretende-se desenvolver e estudar um banho para a deposição de ligas de Fe-Mo-P e Fe-W-P, sobre Pt, na presença de NTA (ácido nitrilotriacético), alternativos aos banhos à base de citrato utilizados na deposição das ligas Fe-Mo, Fe-W e Fe-P.Para estabelecer as condições nas quais os banhos serão estáveis em função da concentração dos íons metálicos e da acidez do meio, utilizaremos técnicas de planejamento e análise, como o planejamento fatorial de mistura. Isto é de grande importância para a aplicação destes banhos, na produção das ligas Fe-Mo-P e Fe-W-P. A caracterização dos eletrodepósitos de Fe-Mo-P e Fe-W-P obtidos, a partir dos banhos a serem desenvolvidos, a diferentes potenciais de deposição e densidades de corrente de deposição, será realizada por Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV); Espectroscopia de Dispersão de raios-X (EDX), Difração de raios-X (DRX) e Microscopia de força atômica (MFA), sendo que esta última será utilizada para investigação dos estágios iniciais do processo de deposição destas ligas. Também para melhor entendimento destes resultados aplicaremos ferramentas quimiométricas como a Análise de Componentes Principais (PCA) e Análise Hierárquica de Agrupamentos (HCA).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARBANO, ELTON P.; DE CARVALHO, MARCOS F.; CARLOS, IVANI A. Electrodeposition and characterization of binary Fe-Mo alloys from trisodium nitrilotriacetate bath. Journal of Electroanalytical Chemistry, v. 775, p. 146-156, AUG 15 2016. Citações Web of Science: 6.
DE ALMEIDA, MOACYR RODRIGO H.; BARBANO, ELTON PATRICK; ZACARIN, MARIA G.; DE BRITO, MATHEUS M.; TULIO, PAULO CEZAR; CARLOS, IVANI APARECIDA. Electrodeposition of CuZn films from free-of-cyanide alkaline baths containing EDTA as complexing agent. SURFACE & COATINGS TECHNOLOGY, v. 287, p. 103-112, FEB 15 2016. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.