Busca avançada
Ano de início
Entree

Desempenho, perfil lipídico sanguíneo e turnover do carbono (´13c) em tecidos corporais de leitões desmamados alimentados com dietas contendo nucleotídeos.

Processo: 13/17964-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2014
Vigência (Término): 31 de agosto de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Dirlei Antonio Berto
Beneficiário:Gabriela de Mello Miassi
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Suínos   Mucosa intestinal   Isótopos   Desmame

Resumo

O trabalho objetiva avaliar a influência dos nucleotídeos na capacidade de adaptação dos leitões ao desmame pelo estudo do turnover do carbono-13 da mucosa intestinal, fígado, pâncreas e baço, do perfil de lipídeos sanguíneo e do desempenho. Os leitões serão submetidos ao programa de alimentação por fases: ração pré-inicial I dos 21 aos 35 dias, ração pré-inicial II dos 36 aos 49 dias e ração inicial dos 50 aos 70 dias de idade. Serão avaliados os seguintes tratamentos: ração controle sem suplementação de nucleotídeos (Nu); ração contendo 0,2% de Nu; ração contendo 0,4% de Nu e ração contendo 0,6% de Nu. No primeiro experimento serão utilizados 87 leitões desmamados em delineamento experimental em blocos ao acaso. Nos dias 3, 5, 8, 12, 20, 32 e 49 após o desmame, serão abatidos três leitões por tratamento. No dia do desmame (dia zero) também serão abatidos três leitões. As amostras da mucosa e da parede intestinal, fígado, pâncreas e baço serão colhidas e analisadas em espectrômetro de massa acoplado ao analisador elementar para determinação das razões isotópicas do carbono. No segundo experimento serão utilizados 84 leitões desmamados, em delineamento experimental em blocos ao acaso com quatro tratamentos (níveis de nucleotídeos), sete repetições e três animais por unidade experimental, para avaliação do consumo médio diário de ração, ganho médio diário de peso, conversão alimentar e perfil de lipídeos sanguíneo. Os dados serão analisados pelo método de equações exponenciais de primeira ordem, para comparação entre os tratamentos no primeiro experimento, enquanto no segundo experimento serão submetidos à análise de variância, utilizando o pacote estatístico SAS.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MIASSI, Gabriela de Mello. Turnover do carbono (δ13C) em tecidos corporais e desempenho de leitões desmamados alimentados com dietas contendo nucleotídeos. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.