Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da patogenicidade de estirpes mutantes de s. Gallinarum biovar Gallinarum para genes relacionados ao metabolismo naturalmente defectivos em s. Gallinarum biovar Pullorum

Processo: 13/22920-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2014
Vigência (Término): 31 de julho de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Angelo Berchieri Junior
Beneficiário:Diego Felipe Alves Batista
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Virulência   Resposta imune

Resumo

Salmonella enterica subespécie enterica sorovar Gallinarum biovar Gallinarum (S. Gallinarum) é o agente etiológico do tifo aviário, uma enfermidade agressiva que acomete aves de qualquer idade, embora seja nas adultas que a doença seja mais comum. Salmonella enterica subespécie enterica sorovar Gallinarum biovar Pullorum (S. Pullorum) é o patógeno responsável por causar a pulorose, uma enfermidade sistêmica grave que acomete principalmente aves jovens. A bactéria é capaz de induzir o estado de portador e ser transmitida verticalmente para a progênie. Ambas são genética e fenotipicamente similares, mas com patogenicidades e epidemiologias distintas. Acredita-se que a habilidade dessas bactérias de modular diferencialmente a resposta imunológica do hospedeiro aliada à algum fator intrínseco da ilha de patogenicidade 2 sejam os responsáveis por essas diferenças. Durante o nosso trabalho de mestrado, ao comparar os genomas dessas bactérias, não se observou qualquer alteração estrutural em genes de virulência, mas algumas em genes de metabolismo. Estudos demonstram que as diferentes necessidades metabólicas de um micro-organismo levam a diferente regulação dos seus genes de virulência. Nesse estudo serão construídas e avaliadas estirpes mutantes de S. Gallinarum defectivas para alguns genes de metabolismo, naturalmente inativos em S. Pullorum. Avaliar-se-á a capacidade de causar mortalidade e induzir persistência em aves infectadas no 5º dia de vida e o tipo de resposta imune desencadeada no baço e nas tonsilas cecais durante o curso da infecção.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALVES BATISTA, DIEGO FELIPE; DE FREITAS NETO, OLIVEIRO CAETANO; DE ALMEIDA, ADRIANA MARIA; MABONI, GRAZIELI; DE CARVALHO, TATIANE FURTADO; DE CARVALHO, THAYNARA PARENTE; BARROW, PAUL ANDREW; BERCHIERI JUNIOR, ANGELO. Evaluation of pathogenicity of Salmonella Gallinarum strains harbouring deletions in genes whose orthologues are conserved pseudogenes in S. Pullorum. PLoS One, v. 13, n. 7 JUL 20 2018. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BATISTA, Diego Felipe Alves. Avaliação da patogenicidade de estirpes mutantes de Salmonella Gallinarum biovar Gallinarum para genes relacionados ao metabolismo naturalmente defectivos em S. Gallinarum biovar Pullorum. 2017. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.