Busca avançada
Ano de início
Entree

Classificação semissupervisionada de séries temporais extraídas de imagens de satélite

Processo: 13/01615-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2014
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Elaine Parros Machado de Sousa
Beneficiário:Bruno Ferraz Do Amaral
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Sensoriamento remoto   Banco de dados

Resumo

Nos últimos anos, com o crescimento na geração e armazenamento de dados, houve um aumento na necessidade de criação e gerenciamento de grandes bases de dados. Em especial, bases de séries temporais têm sido frequentemente utilizadas em áreas como medicina, economia e agrometeorologia. Nesse contexto, a aplicação de técnicas computacionais adequadas para obtenção de padrões úteis em tais bases de dados, como mineração de dados, é uma tarefa de interesse. Uma das tarefas mais exploradas, em mineração de dados, é a classificação. Entretanto, em geral, em bases de séries temporais, a quantidade e complexidade de dados extrapolam a capacidade humana de análise de forma manual, o que torna o processo de supervisão dos dados muito custoso. Como resultado disso, obtém-se uma porção de dados supervisionados muito reduzida, em comparação a um grande volume de dados desconhecidos. Nesse cenário, uma abordagem adequada é a de classificação semissupervisionada, que considera tanto dados rotulados quanto não rotulados. Nesse contexto, este projeto de mestrado tem por objetivo desenvolver uma solução de classificação semissupervisionada de séries temporais, explorando as abordagens baseadas na combinação de métodos de agrupamento e classificação de dados, e abordagens baseadas em grafos. A solução desenvolvida será aplicada na análise de séries temporais de índices de vegetação obtidas de imagens de satélite, referentes a áreas de plantio agrícola. O objetivo desse estudo é a identificação de áreas de plantio de cana-de-açúcar ao longo da última década, no Brasil. Portanto, pretende-se que os resultados obtidos neste trabalho de mestrado contribuam para a área de mineração de séries temporais e para pesquisas em agrometeorologia.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AMARAL, Bruno Ferraz Do. Classificação semissupervisionada de séries temporais extraídas de imagens de satélite. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.