Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de métodos miniaturizados de extração em fase sólida para a pré-concentração de produtos de degradação de fluoroquinolonas e sulfonamidas em matrizes aquosas

Processo: 13/06415-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2014
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Alvaro José dos Santos Neto
Beneficiário:Júlia Martins
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Sulfonamidas   Cromatografia líquida de alta pressão   Fluoroquinolonas   Miniaturização

Resumo

A presença de fármacos residuais na água pode causar efeitos adversos à saúde, seja humana ou de outros organismos presentes nas águas ou que façam uso dela. Por isso, existe uma preocupação crescente quanto ao desenvolvimento de métodos analíticos suficientemente sensíveis para a determinação dos fármacos residuais em ambientes aquáticos, em concentrações na faixa de ng L-1 a µg L-1. Além da presença dos fármacos em si, também há um interesse em seus produtos de degradação ou transformação. Eles devem ser identificados e estudados, a fim de se conhecer as rotas naturais de degradação, a atividade biológica desses produtos, bem como entender-se a formação e o comportamento deles em processos de tratamento de águas contaminadas. Enquanto a análise dos fármacos inalterados está relativamente bem estabelecida, a análise de seus produtos, potencialmente desconhecidos e em baixos níveis de concentração, é um grande desafio analítico.Esse projeto avaliará, principalmente, a recuperação, os efeitos de matriz e a eficiência de métodos de preparo de amostras para a pré-concentração de produtos de degradação de representantes das classes de antibióticos fluoroquinolonas e sulfonamidas. Serão desenvolvidas estratégias modernas de análise, dentro da filosofia da Química Verde, enfatizando-se técnicas miniaturizadas de preparo de amostras em fase sólida, seguidas por análise cromatográfica em escalas semimicrobore e capilar. Estudos bastante recentes do nosso laboratório identificaram e estão identificando diversos produtos de degradação dos fármacos selecionados, os quais serão utilizados nesse projeto para a avaliação de diferentes métodos e técnicas de extração. Após determinar condições iniciais de extração em água pura, matrizes aquosas mais complexas serão utilizadas (meio sintético que simula propriedades nutritivas e físico-químicas do esgoto sanitário), para avaliar o quanto a matriz mais complexa interferirá na extração e análise dos produtos de degradação; bem como qual será o seu efeito na dinâmica e cinética dos processos de degradação já estudados em meios mais simples. Por fim, o método que se mostrar mais viável será aplicado preliminarmente em estudos de degradação em meio complexo natural (não sintetizado), em colaboração com o Laboratório de Processos Biológicos da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC)/USP, o qual tem muito interesse nessas análises.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARTINS, Júlia. Desenvolvimento de métodos miniaturizados de extração em fase sólida para a pré-concentração de produtos de degradação de fluoroquinolonas e sulfonamidas em matrizes aquosas. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.